FSP, Brasil, p. A9 - 13/03/2008
PF prende cinco servidores do Ibama em SP
Polícia diz que grupo vendia madeira extraída irregularmente; Procuradoria investiga acusação de maus-tratos a animais
Reportagem não conseguiu contato com advogados dos detidos; Ibama afirma que servidores serão afastados e responderão a processo
José Eduardo Rondon
Da agência Folha
Cinco servidores do Ibama foram presos ontem em Lorena (198 km de São Paulo) em operação da Polícia Federal para combate à extração ilegal de madeira de uma floresta que é área de conservação da União.
Entres os funcionários do Ibama -que não tiveram os nomes revelados- está o chefe da unidade de Lorena, Evandro Chaves. Além dos servidores federais, um empresário também foi preso na operação.
As investigações, que se iniciaram há cerca de seis meses, apontam que o grupo preso extraía e comercializava madeira retirada irregularmente da Floresta Nacional de Lorena.
O procurador da República Adjame Oliveira afirmou que um caminhão carregado com madeira foi flagrado durante as investigações deixando a área da floresta escoltado por um carro do Ibama. "Com certeza saíram outros carregamentos", declarou Oliveira.
Dentro da unidade de conservação, segundo ele, havia uma serraria clandestina.
Por meio de monitoramento telefônico autorizado pela Justiça de conversas do chefe do Ibama de Lorena, "confirmou-se que vem ocorrendo extração irregular de grande quantidade de madeira no interior da unidade florestal, que era vendida a serralherias e outras empresas", informou a Procuradoria, pela sua assessoria.
O Ministério Público Federal de São Paulo aponta que, além de extrair madeira da área, os servidores comercializavam mudas de plantas com registro do Ibama sem o recolhimento de taxa federal, que era "apropriada pelos servidores".
A PF e a Procuradoria apuram ainda o envolvimento dos servidores em acusações de maus-tratos e desaparecimento de animais. Os presos foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória de Taubaté. A reportagem não conseguiu contato com advogados deles.
O Ibama disse que os servidores presos serão afastados de suas funções. Será instaurado um processo administrativo para apurar responsabilidades.
Com uma área de 249,31 hectares, a Floresta Nacional de Lorena foi criada por uma portaria em 2001 para "promover o manejo adequado dos recursos naturais e garantir a proteção dos recursos hídricos".
FSP, 13/03/2008, Brasil, p. A9
UC:Floresta
Related Protected Areas:
- UC Lorena
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.