Operação Guardiões da Amazônia - Base Pacunero embarga quase 15 mil hectares no leste do MT

IBAMA - www.ibama.gov.br - 18/08/2008
Em pouco mais de um mês, a Operação Guardiões da Amazônia - Base Pacunero, concluída na última sexta-feira pelo Ibama, embargou 14.946 hectares de áreas onde houve derrubadas irregulares na região centro-leste do Mato Grosso. Foram aplicados 65 Autos de Infração no valor total de mais de R$ 42,9 milhões por desmatamento ilegal. A ação percorreu os municípios de Canarana, Querência e Gaúcha do Norte. Os agentes ambientais federais apreenderam 2 mil estéreis de lenha, 1 caminhão, 2 barcos, 1 draga (extração de areia), 70 kg de pescado e 16 aves.

O nome da operação refere-se ao nome de um rio da região que foi alvo das ações da fiscalização. A pesca predatória também foi combatida nos rios Kuluene e Sete de Setembro, formadores do rio Xingu. Os agentes também fizeram incursões na unidade de conservação estadual Refúgio Silvestre Quelônios do Araguaia, no rio das Mortes, onde o Centro de Conservação e Manejo de Répteis e Anfíbios (RAN) do Instituto Chico Mendes desenvolve um trabalho de conservação de tartarugas desde 1980.

Foram paralisadas as atividades de um frigorífico que funcionava sem Licença de Operação, de uma draga de extração de areia que também funcionava sem autorização e de uma represa sem Licença de Instalação. Na Terra Indígena Maraiwatsede, Ibama, Funai e PF atenderam denúncias de desmatamento, durante três dias. Foram realizadas 10 vistorias em propriedades, mas os proprietários não foram encontrados.

A Operação Guardiões da Amazônia - Base Pacunero foi coordenada pela Gerência do Ibama em Barra do Garças/MT e pela Superintendência do Ibama em Goiás. O Escritório do Instituto em Canarana-MT serviu como base para a operação.
UC:Refúgio da Vida Silvestre

Related Protected Areas:

  • UC Quelônios do Araguaia
  • TI Marãiwatsédé
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.