Estudantes de Nobres participam de Seminários de conscientização sobre as queimadas

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br - 02/07/2009
Estudantes das redes estadual de ensino do município de Nobres (146 km a Médio-Norte de Cuiabá), participam a partir desta quinta-feira (02.07) de seminários previstos na Campanha para a prevenção das queimadas urbanas e rural. A iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Gerência Regional do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, Prefeitura, Ministério Público e parceiros, visa minimizar os impactos das queimadas nas áreas urbana e rural do município e entorno do Parque Estadual.

O seminário terá lançamento nesta quinta-feira (02.07), às 17h30, na Rádio Roda D'Água, localizada no distrito de mesmo nome, pela Prefeitura de Nobres e Sema. Os seminários vão acontecer nos dias 02 e 03.07, nas escolas Marechal Rondon e Zeferino Dorneles reunindo alunos da Pré-Escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Projovem e a comunidade. Essas escolas estão localizadas na zona rural do município, na área de entorno do Parque.

Na programação do dia 02 de julho, na escola Marechal Rondon, está prevista a abertura oficial, às 19 horas, com a apresentação das ações a serem desenvolvidas pelos órgãos na campanha de prevenção e lançamento do concurso de redação com a temática "O que você pode fazer para ajudar a cuidar do lugar em que você vive?".

Logo após a abertura oficial, a gerente regional do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, Eunice Gugelmin, fará uma apresentação do Plano Operativo de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais no Parque.

O seminário contará com a participação de vários profissionais que vão falar sobre as questões ambientais e queimadas, polícia ambiental e consequências das queimadas.

Também estarão participando do evento, representantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar que irão falar sobre as ações de prevenção do uso do fogo e a bióloga Adriane Nascimento. No encerramento do seminário serão sorteadas camisetas da campanha.

Além de palestras os seminários contarão com apresentação de fantoches e teatro e uma novidade, este ano foi disponibilizada um sala de vídeo onde estará sendo apresentado um trabalho sobre Mudanças Climáticas.

QUEIMADAS - De acordo com a gerente regional do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, a ocorrência de queimadas, tanto na zona urbana como na rural geralmente se dá por economia ou falta de informação. "O produtor rural usa o fogo indiscriminadamente e não toma as precauções necessárias para que ele não se alastre". Fora de controle, o fogo acaba provocando incêndios de grandes proporções, causando prejuízos para a natureza, queimando a vegetação, animais e propriedades.

"Além de contribuir para o aquecimento global e o efeito estufa, provocando o aumento da temperatura do planeta e a ocorrência de desastres ambientais de grandes proporções, as queimadas empobrecem o solo, causam erosão, assoreamento dos córregos e dos rios, poluem o ar e afetam a saúde das pessoas", destacou Eunice Gugelmin.

Ela lembra que em Mato Grosso, para se fazer o uso do gogo em áreas rurais é necessário a autorização do órgão ambiental responsável. "Porém, no período proibitivo para queimadas (de 15 de julho a 15 de setembro, período que pode ser prorrogado dependendo das condições climáticas), as queimadas são expressamente proibidas.

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, no 9.605/98, quem fizer uso do fogo de forma irregular ou provocar danos à natureza está sujeito a multas, e interdição da propriedade e, até mesmo a prisão.

MONITORAMENTO - Além do trabalho de sensibilização junto a comunidade, o monitoramento e a fiscalização são armas poderosas para conter essa prática danosa ao meio ambiente.

Eunice Gugelmin explica que o monitoramento e a fiscalização dos focos de calor são feitas através do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que detecta os focos de calor na superfície da terra por meio de satélites. "Esses satélites identificam os focos de calor e nos fornecem as coordenadas geográficas desses pontos".

Diariamente, o Inpe processa os Mapas de Risco Meteorológico e de Precipitação. Essas informações subsidiam os cálculos sobre o comportamento do fogo, como a sua velocidade de propagação. "A partir do momento que um foco de calor é identificado na região da zona de entorno ou no Parque todos os envolvidos para o combate aos incêndios são acionados e imediatamente é realizada uma avaliação de campo por terra e se necessário pelo ar", contou a gerente.

Este ano, no município de Nobres, já foram identificados 10 focos de calor. No último dia 30 de junho, na área de entorno do parque, os satélites localizaram quatro focos de calor. A gerencia do Parque comunicou o fato aos órgãos envolvidos e a Fiscalização da Sema para as providencias necessárias.
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Gruta da Lagoa Azul
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.