Parque Estadual Nova Baden comemora 15 anos

IEF - www.ief.mg.gov.br - 23/09/2009
O Parque Estadual Nova Baden (PENB), situado na cidade de Lambari, região sul de Minas, comemora neste domingo (27) o aniversário de 15 anos da Unidade de Conservação (UC). Neste dia, a entrada do Parque será gratuita e os visitantes encontrarão uma variada programação. As atividades começam a partir das 10h e vão até 17h.

Dentre as comemorações está a exibição de um filme do Promata sobre os investimentos no Parque e do filme "Ilha das Flores", falando sobre degradação, além de apresentações culturais e palestras de conscientização. Oficinas de sabão a partir de óleo reciclado e oficinas de reciclagem voltadas para a confecção de artesanato também integram a programação. Para participar destas oficinas é necessário fazer uma inscrição-prévia.

Na ocasião, a UC contará com exposições fotográficas do Parque, exposição de animais empalhados, de materiais e animais apreendidos pela Polícia Ambiental, e de materiais de combate a incêndios florestais. Além de uma mostra do Projeto Semeando.

A gerente do PENB, Evânia Santana, aponta os espaços interativos como uma novidade atraente e de fácil compreensão para a comunidade. "Teremos salas multimídias com cenários e temáticas tanto otimistas como pessimistas em relação ao meio ambiente", explica a gerente. Nestas salas serão passados pequenos slides com previsões do que pode acontecer ao planeta caso continue com o processo de degradação e o que pode acontecer se esse processo for freado agora.

Evânia Santana, que está na gerência há três anos, conta que nesses 15 anos o Parque evoluiu e se consolidou perante a comunidade. "Estamos mais integrados à sociedade, as pessoas tem reconhecido a UC como forma de preservação ambiental e não apenas como espaço de lazer", afirma a gerente.

O Parque passou por reformas em sua infraestrutura entre os anos de 2007 e 2008 e conta hoje com um Conselho Consultivo, em sua primeira formação e a elaboração do Plano de Manejo, que segundo a gerente deve ser publicado no fim deste ano. "É muito gratificante presenciar o crescimento do Parque e ver como cada vez mais ele se torna parte importante da região perante a comunidade. O papel do parque é sensibilizar a população para um futuro melhor e estamos conquistando isso", ressalta Evânia Santana.

Atrativos - Localizado no município de Lambari, região Sul de Minas, o PENB possui infra-estrutura para atendimento ao visitante com destaque para o Centro de Visitantes que possui auditório para 90 pessoas, salas para reuniões e posto para a Polícia de Meio Ambiente. O Centro ocupa o casarão que era a sede da Fazenda de Américo Werneck, construído no século XIX. Atualmente, a Unidade recebe cerca de 300 visitantes por mês.

O Parque possui uma área de 214,47 hectares. Várias nascentes existem no interior da mata, sendo a mais importante a cachoeira Sete Quedas. A Unidade conta, também, com a Trilha dos Palmitos e a Trilha dos Troncos onde é possível contemplar as belezas naturais da Unidade, que abriga valiosos exemplares da fauna e a flora da Mata Atlântica.

Um pouco de história - O nome do Parque é uma referência ao alemão Américo Werneck, da cidade de Baden-Baden que, no século 19, instalou-se na região. Pioneiro em questões ambientais, Dr. Werneck era fruticultor e desenvolveu vários projetos de aproveitamento racional das estâncias hidro-minerais.

Mais tarde, desgostoso com a política local, partiu e não retornou para reaver suas terras, o que levou o Estado a se apropriar da Fazenda, transformando-a em uma área de proteção ambiental em 1974. O Parque Estadual de Nova Baden foi aberto à visitação em 1995 e foi criado para proteger a biodiversidade e desenvolver condições para a pesquisa, educação ambiental e a prática do ecoturismo.
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Nova Baden
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.