Foto do dia: estalagmite

O ECO - www.oeco.com.br - 30/10/2009
Pólo turístico em crescimento no nordeste goiano, o município de Mambaí fica a cerca de 300 quilômetros da capital federal e está abrigado dentro da APA Nascentes do Rio Vermelho, que abrange também Damianópolis, Buritinópolis e Posse.

Esbanjando cachoeiras, lagos, cânions e árvores barrigudas crescendo sobre sólos ácidos, a região também oferece dezenas de cavernas para exploração, de preferência com equipamentos e outros petrechos de segurança.

As cavidades em calcário pertencem ao chamado grupo Bambuí. Entre elas, destaca-se a Lapa do Penhasco e a caverna Tarimba, essa última considerada uma das maiores do Brasil em extensão, com cerca de 10 quilômetros já mapeados.

Nesses ambientes se desenvolvem em silêncio e na mais pura escuridão belezas como essa estalagmite. Produtos da paciência dos ambientes naturais que devem ser preservados.
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Nascentes do Rio Vermelho
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.