MNE Peter Lund recebe a 11ª Etapa do Circuito Mineiro de Trekking

IEF - www.ief.mg.gov.br - 04/11/2009
O Monumento Natural Estadual Peter Lund, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), será o local da 11ª Etapa do Circuito Mineiro de Trekking. O evento é um realização do Minas Trekking, conta com o apoio do IEF e tem o objetivo de incentivar a prática de esportes, aliada ao turismo sustentável e à consciência ambiental. A largada acontece no estacionamento da Gruta de Maquine, no dia 08 de novembro (domingo), a partir das 9 horas.

São esperadas mais de 400 pessoas para a competição, dividas em equipes de três a seis pessoas. A organizadora do Circuito, Thatiana Mathias de Oliveira, explica que qualquer pessoa saudável pode participar, desde que monte a sua própria equipe. "Serão realizados dois percursos diferentes, um para as categorias mais experientes, Graduados Elite e Graduados e outro destinado às categorias iniciantes, Trekkers e Novatos", observa.

A organizadora explica que os participantes irão percorrer 9,5 quilômetros e a prova deve ter uma duração de cerca de 4 horas. "Durante o Circuito, haverá uma prova em que uma pessoa da equipe terá de entrar na Gruta de Maquine", comenta. Os prêmios do Circuito serão materiais para a prática do esporte, como equipamentos, camisetas, tênis e bonés.

De acordo com o gerente do Monumento, Mário Lúcio de Oliveira, é de extrema importância para a unidade de conservação receber eventos como esse, porque é uma oportunidade de divulgar a riqueza natural da região, permitindo que suas belezas sejam contempladas. "A previsão é que a realização do Circuito no Monumento Natural Peter Lund faça parte do calendário anual dessa competição", afirma.

Para a preparação do evento, será realizado um curso gratuito no dia 07 de novembro, às 14 horas, na academia Cordisburguense de Letras. No mesmo dia, a partir das 20 horas, acontecerá a concentração e confraternização das equipes do Circuito, no Sarapalha, em Cordisburgo.

O Circuito Mineiro de Trekking conta com doze etapas mensais, que acontecem em diversas regiões de Minas Gerais. O campeonato consiste numa corrida de regularidade, e não de velocidade, onde equipes seguem uma planilha de navegação com o auxílio de uma bússola, obedecendo a velocidades pré-determinadas para cada trecho. No meio do percurso são posicionados estrategicamente postos de controle que vão monitorar e registrar os tempos de passagem de cada equipe.

Monumento Natural Estadual Peter Lund - Criado pelo Decreto 44.120, em 29 de setembro de 2005, com o objetivo de proteger e conservar o sítio histórico-científico Gruta de Maquiné, sua flora e sua fauna, o Monumento Natural Estadual Peter Lund está localizado no município de Cordisburgo e tem uma área de aproximadamente 72 hectares.

O Monumento Natural pertence ao grupo de unidades de conservação de uso sustentável e tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica. A visitação pública está sujeita às condições e restrições estabelecidas no Plano de Manejo da unidade, às normas estabelecidas pelo IEF e àquelas previstas no regulamento da unidade.

11ª Etapa do Circuito Mineiro de Trekking

Data: 08 de novembro

Horário: a partir de 9 horas

Inscrições: R$ 40,00 e R$ 210,00 para seis pessoas

Informações: www.minastreeking.com.br e (31) 3715-1560 ou (31) 3262-1635
UC:Monumento Natural

Related Protected Areas:

  • UC Peter Lund
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.