Conselho Consultivo da Flona de Irati será reestruturado

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 24/11/2009
O Conselho Consultivo da Floresta Nacional (Flona) de Irati, no Paraná, se reuniu para discutir a sua revitalização e reestruturação. As atividades foram retomadas e novas reuniões já estão previstas para os próximos meses. A floresta é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O encontro foi no dia 17 de novembro. O chefe da Flona, Ricardo Ulhoa, apresentou dados e informações a respeito da área. Em seguida, foram discutidos os aspectos indispensáveis para a reestruturação do Conselho Consultivo. Ficou definido que será feita uma capacitação para os membros do conselho, para que possam auxiliar ao máximo no desenvolvimento das atividades e no cumprimento dos objetivos da unidade.

"A reunião foi muito produtiva. Constatamos o quanto as pessoas, representando suas entidades, estão dispostas a contribuir para o desenvolvimento das atividades da Flona. Com isso, demos início a um trabalho que vai gerar belos frutos num futuro próximo", disse Ulhoa. "A reestruturação do Conselho, com a chegada de novas instituições, com objetivos similares aos de uma Floresta Nacional, fará dele um grande parceiro na gestão".

Participaram da reunião 20 representantes de instituições como sindicatos, ONGs, proprietários de áreas vizinhas, universidades e centros de pesquisa, além de gestores do ICMBio, Embrapa e Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).

FLONA - A Flona de Irati ocupa uma área de 3.495 hectares na região centro-sul do Paraná, a 138 km de Curitiba, dos quais 2.187 hectares são de remanescente de Floresta com Araucária. Tem o objetivo de proteger esse ecossistema ameaçado, do qual resta menos de 0,8% da área original, segundo dados da Fundação de Pesquisas Florestais, instituição vinculada à UFPR.

A unidade garante a conservação de serviços ambientais como água, solos, estoque de carbono, biodiversidade e regulação do clima, além de fomentar pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas para o uso múltiplo e sustentável de recursos naturais. Outras atividades também são desenvolvidas na área, como educação ambiental e pesquisas científicas.

Na gestão da unidade, o ICMBio conta com a parceria da SPVS. A gestão compartilhada tem como objetivo viabilizar a revitalização da Flona, elaborar o plano de manejo e realizar ações para integração da unidade com os municípios no entorno.

Ascom/ICMBio
(61 3341-9280

Mais detalhes:
Pedro Brodbeck - pedro@pg1com.com
Eduardo Correia Pinto - eduardo@pg1com.com
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Irati
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.