IEF combate incêndio florestal no Sul do Estado

IEF - www.ief.mg.gov.br - 04/02/2010
Cerca de 50 homens, entre bombeiros, policiais militares e brigadistas, tentam combater um incêndio florestal que teve início na tarde de terça-feira (02) no Parque Estadual Serra da Boa Esperança, localizado no Sul de Minas. De acordo com a gerente do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio) do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Cláudia Melo, a Polícia Militar de Meio Ambiente suspeita de que a ocorrência tenha se iniciado em uma propriedade particular e, em seguida, atingido a unidade de conservação.

Ainda segundo a gerente, que está no parque coordenando a força-tarefa no combate às chamas, helicópteros do Corpo de Bombeiros e do IEF dão suporte à equipe a fim de conter o incêndio que já destruiu parte da área de preservação. "Ainda não temos como calcular os hectares destruídos. Isso só será possível quando conseguirmos controlar a situação. Mas o incêndio é grande e estamos tendo dificuldades em debelar o fogo", lamenta.

Dados revelados pelo IEF no fim de 2009 revelaram, de 2007 a 2009, queda de 70% no número de ocorrências registradas dentro das Unidades de Conservação Estaduais. A área atingida pelas chamas, em hectares (ha), também reduziu em 88% nesse mesmo período.
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Serra da Boa Esperança
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.