Unidades de Conservação Estaduais ganham Sistema de Radiofonia

CEUC Amazonia - http://migre.me/pvkH - 12/03/2010
Com o objetivo de dinamizar a comunicação e facilitar a troca de informações com os técnicos e comunitários das Unidades de Conservação (UC) estaduais, o Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) do Amazonas, vem implantando estações de rádio nas bases de apoio das UC do Estado. A ação faz parte do projeto de consolidação de uma política de conservação ambiental do Governo do Amazonas, que inclui estabelecer um contato maior com os moradores das UC estaduais.

As estações de rádio foram instaladas em escritórios localizados nas comunidades de cada UC, em que o chefe da Unidade ou a pessoa responsável da equipe de gestão, comunica-se com o CEUC por meio da rádio freqüência. As transmissões acontecem diariamente, com duração de duas horas, de 8h ás 9h e de 16h30 ás 17h30.

No total, já foram instaladas nove radiofonias, distribuídas na RDS do Uatumã, RDS de Uacari, RDS Cujubim, Mosaico do Apuí e RDS do Juma. A previsão é de que sejam adquiridos mais de 20 rádios de HF ainda este ano para dar continuidade ao trabalho.

Antônio Farré, coordenador de logística do CEUC, explica que com essa instalação será possível tirar do isolamento algumas Unidades de Conservação e comunidades. "A instalação de radiofonia melhora e facilita a viabilização das atividades de gestão, fiscalização e monitoramento de maneira integrada com o Centro gestor", acrescenta Farré.

De acordo com Domingos Macedo, coordenador do CEUC, os investimentos em infraestrutura dotados nas Unidades de Conservação estaduais, possibilitam a melhoria da comunicação entre os gestores das unidades, equipe técnica e coordenadores do CEUC, tornando eficiente o trabalho de gestão. "A rádio comunicação é um elemento estratégico para as comunidades residentes das unidades, que podem realizar denúncias e trocar informações permitindo um melhor atendimento a essas demandas", explica Macedo.
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Cujubim
  • UC Uatumã
  • UC Uacari
  • UC Juma
  • UC Apuí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.