SDS continua operação de fiscalização na Área de Proteção Ambiental de Nhamundá

SDS/AM - http://migre.me/pxnF - 16/03/2010
A Secretaria de Estado do meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) do Amazonas, por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), órgão vinculado à SDS, realizou no início deste mês, em parceria com o Ibama, Polícia Militar e Secretaria Municipal de Nhamundá, mais uma etapa da operação de fiscalização na Área de Proteção Ambiental (APA) de Nhamundá, localizada nos municípios de Nhamundá e Parintins, no Amazonas, que resultou na apreensão de meia tonelada de pescado e mais de 15 apetrechos para a pesca.

A equipe formada por técnicos do CEUC e dos órgãos parceiros, percorreu a APA de Nhamundá, especificamente no Complexo do Macuricanã, localizado próximo a cidade de Nhamundá. A operação para o combate à pesca predatória, que começou no início deste ano, já realizou a apreensão de mais de uma tonelada de pescado ilegal.

Foram apreendidos 100 quilos de pirarucu, 400 quilos de Aruanã, Mapará, Tambaqui e Pacu, além de 10 arpões, uma malhadeira, sete arrastões de 200 a 300 metros, uma espingarda calibre 20 sem autorização de porte e dois tapoás (arpão para pesca de quelônios).

O pescado apreendido foi doado ao comando da Polícia Militar, Programa Pilotão Mirim, Sociedade Pestalozzi e ao presídio do município de Parintins.
De acordo com o agente de proteção ambiental do CEUC, Reginaldo Freitas, as espécies estão em período de defeso. "Esse período é aquele em que os peixes entram na fase de reprodução e a pesca, armazenagem e a comercialização deles ficam proibidas na região", acrescenta o agente.

Na operação, foram notificadas 11 pessoas, além da aplicação de multas. Os infratores afirmaram que a mercadoria seria enviada ao município de Terra Santa, Faro e Oriximinã, no Estado do Pará, para o comércio local.
"A fiscalização do uso dos recursos naturais nas Unidades de Conservação estaduais tem um caráter de atuação efetivo na gestão das UC, bem como conscientizar as comunidades da importância de monitorar o uso desses recursos de forma sustentável e cumprir com o objetivo principal do qual a unidade foi criada", declara Domingos Macedo, coordenador CEUC.
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Nhamundá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.