Inauguração do Parque Estadual do Espilho reunirá autoridades de três países

SEMA/RS - www.sema.rs.gov.br - 29/03/2010
Fruto dos investimentos realizados pelo Governo do Estado nas unidades de conservação em 2009, o Parque Estadual do Espinilho, localizado em Barra do Quaraí, sai do papel após 34 anos e abre ao público nesta terça-feira (30), quando ocorre a transferência oficial da gestão da AES Uruguaiana para o Governo do Estado, que investiu R$ 6 milhões nesta unidade de conservação. Foram investidos R$ 2,5 milhões pela empresa para a implantação do parque como compensatória ambiental devido à construção da usina termelétrica de Uruguaiana. A cerimônia terá início às 9h30min e contará com a presença de autoridades e convidados do Estado, da Argentina e do Uruguai. O gestor do parque, biólogo Francisco Valls de Morais, não disfarça a alegria de entregar o parque à comunidade da Fronteira. "Vamos oferecer à população uma área física com sede, viaturas e funcionários graças ao empenho do Governo do Estado por intermédio do secretário estadual do Meio Ambiente, deputado Berfran Rosado.

O parque ficará aberto ao público de terça a domingo e conta com sala com vídeos para a prática de educação ambiental. Além disso, o público também poderá fazer visitas guiadas pelas trilhas existentes na UC, que abriga uma formação vegetal de alta singularidade ecológica: a Savana Estépica, que é endêmica no município, além de formações de matas ciliares que servem de corredores e refúgios para muitas espécies. Nos animais silvestres, destaca-se o cardeal amarelo. Os formigueiros gigantes da formiga cortadeira Atha wollenweideri também são atrativos para os turistas que visitarem o parque.

O nome do parque teve origem na Província Espinilhar, região que integrava Brasil, Uruguai e Argentina e que deu nome também as árvores que ocorrem nestas três regiões. Existe, inclusive, um movimento transfronteiriço composto por integrantes da Tríplice Fronteira para a formação do primeiro parque trinacional do mundo unindo o Parque do Espinilho aos parques das cidades de Monte Casseros, na Argentina e Bella Uniòn, no Uruguai, que têm as mesmas formações de árvores.

http://www.sema.rs.gov.br/sema/jsp/descnoticias.jsp?ITEM=3003&TIPO=1
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Espinilho
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.