IEF debela Incêndio no Parque Estadual do Itacolomi

IEF/MG - www.ief.mg.gov.br - 18/06/2010
O Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio), com o auxilio de brigadistas e membros do corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, do Batalhão de Ouro Preto, controlaram com sucesso um incêndio no Parque Estadual do Itacolomi, na tarde desta sexta-feira.

Segundo a gerente do Previncêndio, Cláudia Melo, 4 hectares foram consumidos pelas chamas que começaram por volta de meio-dia e foram extintas às 14h 30. Ainda segundo Melo, a ação envolveu 48 combatentes, dois caminhões auto-bomba da brigada de Ouro Preto, o helicóptero Guará I com quatro tripulantes, 4 veículos e 14 bombeiros militares.

O trabalho realizado em Minas Gerais provocou uma redução de 70% no número de incêndios florestais nos últimos três anos e em 88% a área atingida pelas chamas no mesmo período. Em 2009 foram registrados 48 incêndios florestais no interior de unidades de conservação no estado contra 196 registrados em 2007 e 83 em 2008. Em relação aos hectares de mata destruídos pelas chamas, a área queimada em 2009 foi de 2.416 hectares, enquanto em 2007 queimaram 20.214 hectares e em 2008, 11.295 hectares.

O Itacolomi conta com uma área de cerca de 7,5 mil hectares onde predominam as quaresmeiras e candeias ao longo dos rios e córregos. Nas partes mais elevadas, aparecem os campos de altitude com afloramentos rochosos, onde se destacam as gramíneas e canelas de emas. O Pico do Itacolomi conta com 1.772 metros de altitude, os antigos viajantes da Estrada Real o chamavam de "Farol do bandeirantes". A unidade de conservação abriga muitas nascentes, escondidas nas matas, que deságuam, em sua maioria, no rio Gualaxo do Sul, afluente do rio Doce. Os mais importantes são os córregos do Manso, dos Prazeres, Domingos e do Benedito, o rio Acima e o ribeirão Belchior.

Diversas espécies de animais ameaçados de extinção podem ser encontrados na unidade de conservação, como o lobo guará, a ave-pavó, a onça parda e o andorinhão de coleira. Também podem ser vistas espécies de macacos, micos, tatus, pacas, capivaras e gatos mouriscos. Levantamentos identificaram mais de 200 espécies de aves, como jacus, siriemas e beija-flores.



http://www.ief.mg.gov.br/noticias/1/1134-ief-debela-incendio-no-parque-estadual-do-itacolomi-
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Itacolomi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.