Termina processo de eleição para o Conselho Gestor da Reserva Ecológica de Roteiro

SEMA/AL - www.semarh.al.gov.br - 05/05/2010
Terminou ontem, 4 de maio, o processo de escolha dos representantes dos segmentos da sociedade civil com vistas à composição do Conselho Gestor da Reserva Ecológica (Resec) dos Manguezais de Roteiro. A escolha foi feita através de consenso na escola do povoado Palatéia, na Barra de São Miguel, onde vive uma comunidade diretamente ligada às atividades de pesca e maricultura da região.

Conforme o edital que regulamentou a formação do Conselho Gestor da Resec de Roteiro, três segmentos da sociedade civil, representativos de organizações ambientalistas, entidades empresariais e associações profissionais ou comunitárias teriam que indicar, mediante escolha democrática, os membros do Conselho representativo dos setores não governamentais.

Presidido pelo superintendente de Meio Ambiente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Anivaldo Miranda, e pelo diretor de Unidades de Conservação do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Alex Nazário, o processo de escolha resultou na indicação das ONG's Pense Brasil e Ifospam, como titular e suplente; da Colônia Z-7 e da Associação de Maricultores da Palatéia como titulares e da Colônia de Pescadores Z-24 e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Roteiro como suplentes do segmento associações comunitárias e, por fim, da Usina Caeté como titular e da Associações de Hotéis e Pousadas da Barra de São Miguel como suplente do segmento empresarial.

Concluída a escolha dos segmentos da sociedade civil, o Conselho receberá as indicações das Prefeituras de Roteiro e Barra de São Miguel, do Instituto Chico Mendes (ICM-Bio), do IMA e da Semarh para completar sua composição até a data de sua posse e início de atividades previstos para a primeira quinzena de junho próximo, em solenidade a ser realizada no próprio povoado da Palatéia.

Com a conclusão do processo de formação do Conselho Gestor da Resec de Roteiro, o governo de Alagoas, por meio da Semarh e do IMA, terá pela frente apenas a formação do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici, para completar a estruturação dos colegiados gestores de todas as suas unidades de conservação.

A Resec de Roteiro, penúltimo Conselho a ser criado, comporta uma das coleções mais importantes de vegetação de mangue do Estado. Sua proteção e gestão responsável tornam-se ainda mais relevantes tendo em vista que 2010 foi declarado pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional da Biodiversidade e levando-se em conta que os manguezais constituem um dos biomas mais ameaçados de extinção em nível planetário e na zona costeira do Brasil.


http://www.semarh.al.gov.br/noticias/termina-processo-de-eleicao-para-o-conselho-gestor-da-reserva-ecologica-de-roteiro/
UC:Reserva Ecológica

Related Protected Areas:

  • UC Manguezais da Lagoa do Roteiro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.