Destaque Amazônia de setembro apresenta estudo sobre desflorestamento no Sudeste do Pará

Agência Museu Goeldi - www.museu-goeldi.br - 09/09/2010
Os desafios de ser fazer o inventário biológico de uma área intocada, a descoberta de uma nova espécie de réptil e o aniversário de 25 anos da Coleção Didática do Museu Goeldi são alguns temas da mais nova edição do Destaque Amazônia, que chega ao seu número 46 em setembro.

Além disso, o leitor poderá conferir o ornitólogo Alexandre Aleixo explicando a importância da coleta de aves para o desenvolvimento da pesquisa cientifica e, nas páginas centrais da publicação, detalhes de uma pesquisa sobre o desflorestamento no Sudeste do Pará.

Realizada pela bolsista Gabriele Ferreira Monteiro, sob a orientação de Jorge Gavina Pereira, o estudo "Caracterização do Desflorestamento na Fronteira da Expansão da Agropecuária no Sudeste do Estado do Pará", se concentra em São Félix do Xingu e Altamira e busca compreender certos padrões de abertura de áreas de floresta frente à atividade agropecuária, compreensão essa que é fundamental para elaboração de políticas públicas para a região.

Estação Ecológica do Grão Pará - Nas páginas seis e sete, o leitor tem acesso a duas matérias sobre a maior Unidade de Conservação em florestas tropicais do mundo, a Estação Ecológica do Grão Pará, localizada na região conhecida como Calha Norte.

Na primeira, intitulada "Rica, diversa e desconhecida. Até agora", explica-se o processo de pesquisa na região, fornecendo dados sobre as expedições realizadas e os resultados obtidos. "Por nunca termos ido lá, não sabíamos o quanto a pesquisa ia render [...] Foi um marco divisório no conhecimento de biodiversidade da Calha Norte", explica na matéria o pesquisador Alexandre Aleixo.

Depois, em "Grão Pará bem conservado", a conversa com Aleixo tem prosseguimento, mas dessa vez tendo como alvo a riqueza de espécies vivas encontradas na Estação Ecológica durante as expedições.

Nova espécie de réptil - Aproveitando o ensejo sobre a riqueza biológica da região da Calha Norte, o Destaque traz uma matéria sobre uma nova espécie de réptil descoberta nessa localidade. Resultado de uma pesquisa desenvolvida em parceira com o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio Janeiro e a empresa Biodinâmica Engenharia e Meio Ambiente, a espécie Mesobaena rhachicephala foi encontrada pela equipe do herpetólogo Marinus Hoogmoed. Da família Amphisbaenidae, a nova espécie se diferencia por ter uma cabeça pontuda cônica e ser o único gênero no norte da Amazônia que tem uma cabeça diferenciada da ponta da cauda.

Coleta de Aves - Tema controverso em alguns meios, a coleta de aves é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento cientifico, bem como para o melhor entendimento da vida natural. Nessa linha, o Destaque apresenta detalhes sobre os procedimentos aplicados na captura e mostra porque algumas pessoas ainda vêem esse método científico de maneira negativa. Confira na página três da publicação.

Coleção Didática - Completa a edição de setembro uma matéria com Filomena Secco, pesquisadora do Museu que há 25 anos foi a idealizadora da Coleção Didática da instituição, acervo que reúne cerca de quatro mil peças de diversas áreas, como Zoologia, Botânica e Antropologia. O texto ainda vem acompanhado de um box que explica quem foi Emília Snethlage, personalidade que dá nome à Coleção.

http://www.museu-goeldi.br/sobre/NOTICIAS/2010/agosto/08_09_2010.html
UC:Estação Ecológica

Related Protected Areas:

  • UC Grão-Pará
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.