Trabalho integrado extingue incêndio no Parque do Rio Negro

MS Notícias - www.msnoticias.com.br - 17/09/2010
A equipe de trabalho formada por 29 homens - entre especialistas do Corpo de Bombeiros e brigadistas do Ibama - retornou na quarta-feira (15) do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro onde houve uma ocorrência de incêndio. Finalizados os trabalhos, a estimativa é de que o fogo tenha queimado em torno de sete mil a oito mil hectares. Segundo o coordenador estadual do PrevFogo, Marcio Yule, esse montante de área consumida é considerado relativamente pequeno, levando-se em conta a área total de mais de 78 mil hectares do parque.

A ação rápida para conter o fogo ajudou a evitar a expansão do incêndio. Yule lembra que para conseguir atuar no local, foram enfrentadas dificuldades como a longa distância e a falta de estrutura natural. Todo o equipamento de uso para o trabalho - inclusive gerador de energia para a motobomba - e até a água potável para consumo de bombeiros e brigadistas teve que ser transportado pelas equipes.

"Do dia 9 ao dia 11 foi feito o controle do fogo. E, depois, o rescaldo, com o combate de focos menores. Na terça-feira (14), o incêndio foi declarado extinto", explica o coordenador do PrevFogo. "As equipes fizeram todo o controle e também combateram uns focos que surgiram em pontos das áreas norte e sul do parque, até fechar o trabalho", completa o coordenador do Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros, major Francimar Vieira da Costa.

A chuva que caiu na Capital e em algumas regiões do Estado na terça-feira não chegou à localidade do parque. "Infelizmente não caiu uma gota de chuva lá, o combate teve que ser intenso pela ação do pessoal mesmo", diz o major Francimar Costa.

Em função de o parque ser uma unidade de conservação, será feita uma perícia para apontar a causa da ocorrência. Levantamento preliminar das equipes que estiveram no local mostra que o fogo veio de fora, a partir de propriedade particular do entorno, em direção à reserva. "Pelo caminho que o fogo fez, parece ter adentrado ao parque e não começado ali, mas isso será verificado na perícia", explica Marcio Yule.



http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=48410
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Pantanal do Rio Negro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.