Dia da árvore é comemorado com ações ambientais na APA do Itapiracó

SEMA/MA - www.sema.ma.gov.br - 21/09/2010
Acompanhado por aproximadamente 500 pessoas, o Dia da Árvore, comemorado na manhã desta terça (21), foi marcado por diversas ações realizadas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó, localizado no bairro Cohatrac.

Como parte da programação, os partícipes realizaram atividades como plantio de mudas nativas do próprio parque ambiental, assistiram palestras sobre a importância das árvores, acompanharam a apresentação de recitais de poesias e a exposição de um video institucional que retrata todas as atividades socio-ambientais desenvolvidas dentro da APA, além de sua história de implantação, dificuldades existentes, àrea limítrofe, recursos hídricos disponíveis, entre outros.

Dentre as espécies de mudas utilizadas no plantio e que marcaram a inauguração do Viveiro de Plantas Nativas da APA, estiveram a de jatobá, caju, bacuri, andiroba, cedro, cupuaçu e manga, todas coletadas na própria reserva.

Estiveram presentes no evento, Washington Rio Branco - Secretário de Estado de Meio Ambiente do Maranhão, Lívia Karen - Superintendente de Educação Ambiental da SEMA, Yassodhara Brandão - Chefe do Departamento de Preservação Ambiental da SEMA, Tenente Holanda - Batalhão de Polícia Ambiental e Heider Lemos - Diretor da Associação Brasileira de Apoio aos Recursos Ambientais do Maranhão.

"Eventos como esse são importantes porque propagam a necessidade de preservar o meio ambiente como um todo, e os nossos biomas, especialmente, como forma de se defender de problemas climáticos que o mundo vem sofrendo", afirma Washington Rio Branco, Secretário de Estado de Meio Ambiente.

A SEMA, responsável pela gestão da APA, em parceria com a ONG ABARÁ, realiza inúmeros projetos com as comunidades locais que incluem atividades culturais e artísticas; capacitação profissional; ações de sensibilização ambiental; educação ambiental, etc.

Essenciais para a vida, as árvores não só embelezam o planeta, como mantêm a umidade do ar. Além disso, ajudam a diminuir a poluição, porque dissolvem o gás carbônico, durante a queima de combustível. Produzem oxigênio, mudam a direção dos ventos, firmam o solo das encostas e também as margens dos rios.

Garantir a riqueza do meio ambiente e incentivar o reflorestamento é importante porque ter a natureza por perto traz muitos benefícios para todos nós. A exploração descontrolada tem contribuído para a extinção das espécies, acaba com as florestas e ainda prejudica os animais que vivem no local.

Confira algumas curiosidades sobre as árvores:

- Mais do que tornar o ambiente mais bonito, as árvores mantêm a umidade do ar e ajudam a absorver o gás carbônico da queima de combustíveis, nos fornecendo mais oxigênio;

- Árvore símbolo do Brasil, o pau-brasil (Caesalpinia Equinata) corre risco de extinção. Durante o período da colonização, ele era a base da economia do país e exportado para a Europa, onde retiravam dele uma tinta vermelha para tingir roupas;

- Entre as árvores em extinção, estão a Araucária (Araucaria Augustifolia), que é encontrada em Santa Catarina, o Jacarandá da Bahia (Dalbergia Nigra) e o Mogno (Swietenia Macrophylla);

- Para evitar o desaparecimento de espécies como Canela Preta (Ocotea Catharinensis), Canela- sassáfraz (Ocotea Pretiosa), Imbuia (Ocotea Poprosa), Pinheiro Brasileiro (Araucaria Augustifolia) e Sangue-de-dragão (Helois Cayannensis), o corte delas está proibido;

- A Mata Atlântica cobria um milhão de km2 do litoral brasileiro e hoje tem apenas 4% do seu tamanho original;

- A destruição das grandes áreas verdes localizadas em áreas tropicais acontece na América do Sul, Ásia e América Central. Atualmente, essas Florestas tropicais já perderam 80% de sua cobertura original;

- A Floresta Amazônica brasileira equivale a 40% das reservas de Florestas tropicais úmidas que ainda existem no mundo.

http://www.sema.ma.gov.br/paginas/view/noticias.aspx?c=420

UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Itapiracó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.