Audiência Pública discute questões ambientais do Sítio Fundão, no Crato

Governo do Estado/CE - www.ceara.gov.br - 10/11/2010
A titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Lúcia Teixeira, participa de audiência pública nesta quinta-feira (11), às 9 horas, no município do Crato, na Região do Cariri. O objetivo é discutir as questões ambientais que envolvem o Parque Estadual do Sítio Fundão, unidade de conservação (UC) de proteção integral gerenciada pela Semace.

De acordo com a superintendente, é prioridade da autarquia a consolidação da área como UC. "É preciso tratar o Sítio Fundão como uma unidade de proteção integral de acordo com a Lei 9.985. Isso deve ficar claro durante a audiência", afirma. Além disso, também será discutida a situação da casa de taipa com primeiro andar, construída há 70 anos, que aguarda tombamento da Secretaria de Cultura do Estado.

Além da Semace, irão participar da audiência representantes da Secult, Secretaria de Meio Ambiente do Crato (Semac), Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Corpo de Bombeiros e outras entidades de relevância para defesa do meio ambiente.

A Unidade de Conservação

O Parque Estadual do Sítio Fundão foi criado pelo Governo do Ceará em junho de 2008, quando deixou de ser uma propriedade particular. É uma unidade de conservação de proteção integral, gerenciada pela Semace, com vegetação nativa preservada e flora diversificada, incluindo espécies de cerrado e resquícios de mata atlântica, numa extensão de 93,5 hectares.

De acordo com a Lei 9.985, de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), um parque estadual "tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico".

Serviço:

Audiência Pública sobre a recuperação do Sítio Fundão
Dia: quinta-feira, 11 de novembro
Hora: 9 horas
Local: auditório do Cine Teatro Salviano Arraes

http://www.ceara.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/2154-audiencia-publica-discute-questoes-ambientais-do-sitio-fundao-no-crato
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Sítio Fundão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.