Semace realiza reunião para compor conselho gestor da APA do Lagamar do Cauípe

Governo do Estado/CE - www.ceara.gov.br - 10/11/2010
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realiza nesta quinta-feira (11.11) uma reunião para definir a composição do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Lagamar do Cauípe. O encontro será em Caucaia, com o objetivo de formar a lista de membros do conselho garantindo a paridade entre instituições governamentais e não-governamentais.

Segundo o gerente da APA, André Pereira, a composição vai priorizar as instituições que têm participação ativa no local para que o conselho seja efetivo e ágil nas mobilizações. Após a formalização, os membros deverão definir o regimento interno e discutir a instrução normativa para a unidade de conservação. Essa norma, depois de publicada, funciona como um instrumento legal para disciplinar a ocupação e o uso dos recursos naturais da área. "Com a instrução normativa, podemos coibir as ações que estejam em desacordo com a função da APA, como o desmatamento ilegal, o passeio com veículos motorizados em área de dunas, a construção em áreas protegidas", explica.

A gerência da APA enviou ofícios às instituições que têm atuação na área para que elas indiquem representantes. Já manifestaram interesse a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), a Companhia de Policiamento Militar Ambiental (CPMA), a Companhia de Integração Portuária do Ceará (Ceará Portos), o Grupo de Monitoramento de Ações Interinstitucionais e Setoriais (GMAIS), o Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (Imac), associações comunitárias, representantes de empresários e ainda grupos de pesquisa e preservação.

Mosaico de Unidades de Conservação

A APA do Lagamar do Cauípe é uma das sete UCs que vão fazer parte do primeiro Mosaico de Unidades de Conservação do Ceará, atualmente em processo de formatação pela Semace. O mosaico é um cinturão verde a ser criado na região afetada pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), para facilitar a gestão integrada das unidades e as articulações institucionais para a conservação dos biomas e o fortalecimento dos corredores ecológicos. Portanto, as decisões do conselho gestor vão interferir também nesse conjunto.

Saiba mais

A APA do Lagamar do Cauípe foi criada pelo Decreto Estadual N 24.957/1998 e está localizada no município de Caucaia. O Lagamar se apresenta como um corpo d'água alongado, perpendicular à costa, originado do barramento do Rio Cauípe pelo campo de dunas móveis. A área integra ecossistemas da planície litorânea e de tabuleiros pré-litorâneos, onde a planície flúvio-lacustre está inserida. Por estar localizada na área de influência do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, o Lagamar do Cauípe e suas comunidades são considerados pontos estratégicos onde o desenvolvimento deve ser criteriosamente planejado. O objetivo desta unidade de conservação é possibilitar a convivência harmônica do homem com a natureza, por meio da proteção aos recursos naturais.


Serviço:
Reunião para reestruturação do conselho gestor da APA do Lagamar do Cauipe
Quinta-feira, 11 de novembro, a partir das 14 horas
Na igreja católica da Comunidade dos Coqueiros

http://www.ceara.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/2151-semace-realiza-reuniao-para-compor-conselho-gestor-da-apa-do-lagamar-do-cauipe
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Lagamar do Cauípe
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.