Plano de Manejo encontra-se na fase final

Tribuna do Norte - http://tribunadonorte.com.br - 08/12/2010
Está em fase final a construção do Plano de Manejo e o Zoneamento Ambiental da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais de Maracajaú - APARC. Estes documentos constituem os principais instrumentos de planejamento e gestão da Unidade de Conservação. A ONG Oceânica, contratada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Meio Ambiente - Idema, foi a responsável pela elaboração dos estudos.

A área de proteção inclui os municípios de Touros, Maxaranguape e Rio do Fogo, litoral Oriental do Rio Grande do Norte. O plano de manejo e o zoneamento delimitam as áreas estratégicas em função das características ambientais, dos objetivos de criação da APARC e dos usos já existentes. O objetivo é definir as novas potencialidades de acordo com a capacidade da intervenção humana e a fragilidade do ecossistema recifal.

A área de visitação dos parrachos de Maracajaú deverá atender a demanda da comunidade, já que por muito tempo somente empresários desenvolveram suas atividades ligadas ao turismo da região. "Tal medida foi avaliada no sentido de beneficiar a comunidade visando minimizar danos ambientais. O manejo prevê o monitoramento das atividades ao longo do tempo. O plano deverá ser revisto para verificar se ajustes serão ou não necessários. Este é um desdobramento importante do manejo, pois aliado às propostas de uso ordenado da área, são atrelados programas de monitoramento que auxiliarão na validação e aprimoramento do zoneamento proposto" explica Liana.

Com o estudo, as áreas recifais da APARC - que incluem o Parracho de Maracajaú, Parracho de Rio do Fogo, Recifes de Cioba e recifes da Risca - serão utilizadas dentro das categorias utilizadas em unidades de conservação marinhas. Dede 2005 a ONG Oceânica realiza atividades de Monitoramento da Visitação, Turística nos Parrachos de Maracajaú.

Este programa leva o nome de PROMAR - Protegendo Maracajaú, e tem como objetivo realizar o controle diário das cotas de visitação turística e mergulho recreativo nos recifes. O projeto selecionou e treinou agentes locais em monitoria ambiental para acompanhar o turismo.

O PROMAR recentemente participou de maneira ativa na tomada de decisão, juntamente com Idema e Ministério Público, acerca da redistribuição das atuais quotas de visitação ao Parracho de Maracajaú, antes gerenciadas pela colônia de pesca. Como resultado das reuniões, neste verão (2010-dezembro e 2011 janeiro/fevereiro), tais quotas terão a gestão do NUC/IDEMA e um número maior de pessoas da comunidade deverão ser beneficiadas.



http://tribunadonorte.com.br/noticia/plano-de-manejo-encontra-se-na-fase-final/166968
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Recifes de Corais
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.