Pará ganha unidade de conservação em Afuá

http://www.orm.com.br - 26/01/2011
A criação da Unidade de Conservação de Proteção Integral em Afuá, no Parque do Charapucu, é o primeiro passo para que o Arquipélago do Marajó pleitei o título de "Reserva da Biosfera", outorgado pela Unesco. Para formalizar a candidatura, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) do Pará pretende criar outras três unidades de conservação ambiental, até o final deste ano. O assunto foi tema da palestra ministrada pelo diretor de Áreas Protegidas da Sema, Crisiomar Lobato, ontem à noite, no Sesc Boulevard. A palestra marcou mais uma edição mensal do "Dia do Marajó", lançado em agosto do ano passado, uma iniciativa do Programa Viva Marajó, coordenado pelo Instituto Peabiru e o Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável.

Crisiomar Lobato expicou que, para este ano, a Sema irá elaborar o Conselho Gestor, o Plano de Manejo das comunidades do entorno do Parque do Charapucu e o Plano de Proteção da Área Ambiental, além da instalação de placas de identificação pelo parque. Para o próximo ano, segundo o diretor, será implementada toda a parte de infraestrutura do espaço ambiental. "A ideia é associar o Parque (do Charapucu) ao Afuá, considerada uma das sete maravilhas do Estado do Pará. Fica a uma hora e meia de barco de Afuá para a entrada do parque. Brinco que fica na esquina com a lógica do mundo, porque está localizado no oceano Atlântico com o Rio Amazonas, o maior do mundo em densidade aquática".

Para Crisiomar, a criação da Unidade de Conservação de Proteção Integral representa a primeira ação concreta do Governo do Estado para que a Unesco reconheça o Arquipélago do Marajó como "Reserva da Biosfera". O título beneficiria a comunidade local. "São 65 mil hectares de parque. (A criação) beneficiaria o ecoturismo, a pesquisa científica, a educação ambiental e projetos de educação sustentável. Ou seja, melhor qualidade de vida para a população. Ninguém vai morar no parque. Então, o visitante pagará para morar nas comunidades e, assim, elas não precisariam destruir os ecossistemas do parque", frisou.



http://www.orm.com.br/projetos/oliberal/interna/default.asp?modulo=247&codigo=512288
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Charapucu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.