Sema apoia ação de conservação das tartarugas da amazônia

http://www.24horasnews.com.br - 31/01/2011
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio das Gerências Regionais do Refúgio de Vida Silvestre Quelônios do Araguaia e Parque Estadual do Araguaia, vinculadas à Coordenadoria de Unidade de Conservação (Cuco) em parceria com o Ibama, Prefeituras de Ribeirão Cascalheira, Novo Santo Antônio e a Aliança da Terra, realizou ações de manejo e monitoramento nas áreas de desova de tartarugas da amazônia (Podocmenis expansa), localizadas no interior da Unidade de Conservação Estadual Refúgio de Vida Silvestre Quelônios do Araguaia, município de Cocalinho (923 km a Lesta de Cuiabá), com o objetivo de proteção dos filhotes desta espécie que consta da lista vermelha das espécie ameaças de extinção.

O trabalho de manejo com eclosão dos filhotes das tartarugas na base do Projeto Quelônios do Araguaia, conhecido como Lago Feio, Corixão do Mirapuxi, foi realizado por uma equipe técnica formada pelo chefe regional do Ibama, Gaspar Saturnino Rocha, pelo gerente regional do Refúgio de Vida Silvestre Quelônio do Araguaia - Corixão da Mata Azul/Sema-MT, Juarez Filho, agente Ambiental da Sema, Felisberto Alves da Silva, gerente regional do Parque Estadual do Araguaia/Sema, Herson Souza Lima, entre outros agentes ambientais de outros municípios e parceiros do projeto.

A ação realizada no período de 13 de dezembro de 2010 ao dia 04 de janeiro de 2011 aconteceu em três praias, Praia da Gaivota, Praia do Banho e Praia da Alvorada por meio de monitoramentos a partir do acesso às praias com desova e acampamento na praia mais distante da base do projeto. Foram marcadas 240 covas para retirada dos filhotes, conforme dias de postura, após 75 dias. O trabalho de soltura de filhotes aconteceu em lagos, inclusive lagos próximos às comunidades, possibilitando a realização de um trabalho educativo ambiental com as crianças da região.

Todo o esforço contribuiu para que fossem recolhidos vivos aproximadamente 188.200 filhotes e devolvidos ao seu habitat natural em condições mais favoráveis ao seu desenvolvimento e preservação da espécie.

Para o coordenador da Cuco/Sema, Alexandre Batistella, "trabalhos como esse são fundamentais para a conservação das espécies em risco de extinção, como é o caso da tartaruga da amazônia, além de mostrar que é possível unir diversas instituições em prol da conservação da biodiversidade".



http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=357564
Biodiversidade:Fauna

Related Protected Areas:

  • UC Araguaia
  • UC Quelônios do Araguaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.