Acadebio, iniciativa importante para a capacitação

icmbIO - http://www.icmbio.gov.br - 27/08/2012
Uma importante conquista institucional para a capacitações dos servidores do ICMBio foi a criação da Academia Nacional da Biodiversidade, a Acadebio. Inaugurada em 9 de setembro de 2009, ela completa três anos no próximo mês com a realização de 93 eventos de capacitação, envolvendo quase 3.100 participantes. Neste mesmo período serão totalizados outros 60 eventos do ICMBio, com cerca de 2.000 participantes.

Esses eventos abrangem, principalmente, oficinas de planejamento de cursos, reuniões institucionais, oficinas para a elaboração de Planos de Ação Nacional (PAN) e para a avaliação do estado de conservação de espécies ameaçadas. Além disso, terão sido executados seis eventos de outras instituições, totalizando cerca de 350 participantes.

Desde sua inauguração, considerando os eventos já agendados até o final deste ano, a Acadebio totalizará 107 eventos de capacitação, somando cerca de 3.800 participantes, 72 outros eventos do ICMBio, totalizando cerca de 2.300 participantes, e oito eventos externos, com mais cerca de 650 participantes. Entre 2010 e 2012, o crescimento no número de eventos e de participantes foi de cerca 140%.

Crescimento

Segundo Ricardo Brochado, chefe da Acadebio, esse expressivo crescimento no número de eventos e a taxa de ocupação dos espaços da academia são indicadores bastante claros do sucesso da iniciativa do ICMBio em se criar um espaço próprio para execução de seus cursos de capacitação e ainda para a execução de importantes eventos de construção de conhecimento para o alcance de sua missão institucional.

"A criação da Acadebio permitiu que fosse possível dar um grande salto quantitativo e qualitativo nas ações de capacitação dos servidores, possibilitando que o ICMBio saísse de uma situação de grande demanda por formação básica para o alcance de sua missão para um estágio atual de construção e disseminação de conteúdos cada vez mais avançados. A situação alcançada tem permitido que o planejamento das ações de capacitação ocorram de forma cada vez mais focada em resultados de médio e longo prazos, promovendo assim a construção de um ICMBio intelectualmente capaz de enfrentar os desafios da proteção da natureza e do desenvolvimento socioambiental", ressalta Brochado.

Ele destaca, ainda, o processo de criação do Projeto Político Pedagógico do ICMBio, o PPP, que está sendo possível, entre outros, pela parceria com a Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, especificamente pela ação de professoras do Departamento de Pedagogia. Esta ação está voltada para o fortalecimento do papel educativo da instituição, tanto no que é a capacitação de seus servidores como nas diversas oportunidades educativas que ocorrem na execução de atividades de integração com a sociedade.

"A Acadebio está contribuindo para a construção da identidade institucional do ICMBio através do resultado direto dos eventos realizados e ainda por meio de um evidente resultado indireto que é decorrente da oportunidade que os servidores, que estão distribuídos por todo o Brasil, tem de se encontrar. Este é um espaço onde as pessoas se capacitam, trocam experiências, desenvolvem soluções para questões comuns e constroem cumplicidades para a conservação da natureza brasileira", finaliza o chefe da Acadebio.

A Acadebio está instalada na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó (SP). Dois prédios totalizam cerca de 10 mil metros quadrados e abrigam as atividades principais dos treinamentos, capacitação e hospedagem. No primeiro deles estão as salas administrativas, salas de estudo, salas de aula, de lazer e de informática, além do auditório com capacidade para 180 pessoas. Numa segunda edificação, ficam o alojamento, refeitório e lavandaria, com capacitade para 200 pessoas. Há ainda campo de futebol e vôlei e espaços específicos para cada tipo de treinamento.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/3238-acadebio-iniciativa-importante-para-a-capacitacao.html
Biodiversidade:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Ipanema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.