Conselho Deliberativo da Resex de Tracuateua reúne membros e consultores para discutir etapas do plano de manejo

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 22/06/2009
No Centro Guadalupe, na cidade de Bragança-Pará, o presidente do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista (Resex) de Tracuateua, Ricardo da Silva Fernandes reuniu os membros do Conselho, para deliberarem sobre aprovação do plano de trabalho e formação do grupo de trabalho para acompanhamento e execução do plano de manejo, também chamada de fase 1, da Resex de Tracuateua.

O evento foi realizado no último mês, em conjunto com as reuniões dos conselhos deliberativos das Resex Arai-Peroba, Gurupi-Piriá, Tracuateua e Caeté-Taperaçu. Os analistas destas unidades trabalharam em conjunto, uma vez que a reunião envolvia assuntos de interesse dos quatro conselhos deliberativos, além de haver dois consultores para elaborar os planos de manejo - fase 1, dessas quatro unidades.

Durante a reunião, o analista ambiental e presidente do conselho, Willian Ricardo da Silva Fernandes apresentou a palestra com tema "Conceito de Plano de Manejo e suas fases". Após a palestra, a consultora Carmem Lúcia de Oliveira, apresentou a proposta do plano de trabalho para execução do plano de manejo.

Foram questionadas na reunião, a forma de execução do plano enfatizando a necessidade dele ser o mais participativo possível. Outro ponto analisado, foi saber se o tempo era suficiente para execução dos trabalhos e como sugestão foi solicitado a impressão de uma cartilha para orientar os usuários da Resex sobre o plano de manejo.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apresentou o conceito de plano, os passos a serem seguidos e a sua enfase participativa e os consultores apresentaram o plano de trabalho.
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas: