Flona de Itaituba I e Trairão avaliam o manejo do açaí

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 05/03/2013
Nesta terça-feira (5) terá início a reunião do Conselho Consultivo da Floresta Nacional (Flona) de Itaituba I e da Floresta Nacional do Trairão, com o objetivo de discutir ações na oficina de reestruturação e avaliação da atuação do Grupo de Trabalho do Manejo do Açaí. O evento segue até amanhã, na Casa Rural do município de Rurópolis, com a presença das instituições que formam o Grupo de Trabalho.

O encontro pretende avaliar a atuação do conjunto no período 2011/2012 tendo como propósito a partir desta analise, fortalecer e expandir os trabalhos na BR-163, através da redefinição do grupo e da inserção de novas instituições atuantes na região. Foram convidados representantes de instituições e assistência técnica e extensão rural, de secretarias municipais de meio ambiente e agricultura, organizações não governamentais (ONG), associações e cooperativas de agricultores e extrativistas e indústrias do setor.

A área das Florestas Nacionais de Itaituba I, II e Trairão possui forte potencial extrativista. Atualmente o Grupo de Trabalho de Açaí é composto por integrantes do Instituto Chico de Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Instituto de Pesquisas Ambiental da Amazônia (IPAM) e da Cooperativa Mista do Caracol (Coopamcol).

Entre as ações realizadas nos últimos anos pelo grupo estão a promoção de quatro capacitações e oficinas, com o resultado final de 297 beneficiários, dois resumos enviados a congresso, um trabalho exposto em mesa redonda do seminário de iniciação cientifica do ICMBio, dois viveiros florestais comunitários consolidados e a contratação de assistência técnica para produtores de açaí no município do Trairão.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral5/3742-flona-de-itaituba-i-e-trairao-avaliam-atividades-do-grupo-de-trabalho-do-acai.html
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Itaituba I
  • UC Itaituba II
  • UC Trairão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.