Inaugurada central comunitária de beneficiamento na Resex rio Unini (AM)

ISA - http://www.socioambiental.org - 15/03/2012
No último dia 3 de março, foi inaugurada a Central Comunitária de Beneficiamento de Castanha da Amazônia da Resex (Reserva Extrativista) Rio Unini, em Barcelos (AM), cerca de 400 quilômetros a noroeste de Manaus.

A edificação conta com uma caldeira industrial, prensas para retirada da casca, estufas para secagem e máquinas para embalagem a vácuo. As instalações permitirão agregação de valor e maior durabilidade do produto. O local fica perto da comunidade do Patauá, na calha do rio Unini.

A castanha é uma das principais fontes de renda na unidade de conservação. Em 2009, a produção chegou a 16 toneladas e foi totalmente vendida in natura para atravessadores.

Foram quase seis anos desde a elaboração do projeto até os testes finais de produção, segundo a FVA (Fundação Vitória Amazônica), responsável pela iniciativa e parceira do ISA na Rede Rio Negro (saiba mais).

Estimulados com a oportunidade, os moradores esperam uma boa safra em 2012 e avaliam ampliar o processo de organização das comunidades por meio de novas iniciativas associativistas. Por ora, trabalham para fortalecer a Amoru (Associação de Moradores do Rio Unini), também responsável pelo projeto.

Os castanheiros do rio Unini já adotam boas práticas de manejo que garantem maior sustentabilidade e qualidade da castanha coletada. Eles vêm selecionando aquelas de melhor qualidade, separando as avariadas ou mofadas, além de secá-las antes do armazenamento, entre outros procedimentos.

Em janeiro deste ano, foi realizada uma experiência de comercialização já com o produto desidratado e embalado a vácuo em Barcelos (AM), durante um festival de peixes ornamentais. Foram comercializados cerca de 40 quilos, o que serviu para divulgação do produto, que deve chegar aos mercados de Barcelos e Manaus ainda este ano.

A Resex rio Unini foi criada por reivindicação dos próprios ribeirinhos, em 2006, com aproximadamente 833 mil hectares, ao lado do Parque Nacional do Jaú. Cerca de 200 famílias moram na área (leia mais).

Visita da primeira dama

No dia anterior à inauguração, o projeto recebeu a visita da primeira dama do Estado, Nejmi Aziz, que prometeu apoiar ações de saúde e educação, ainda muito precárias na região.

Além dos organizadores e apoiadores, estavam presentes na inauguração os membros do conselho diretor da FVA e representantes de parceiros, como o ISA, Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas), CEUC (Centro Estadual de Unidades de Conservação do Amazonas), Iteam (Instituto de Terras do Amazonas), Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e as prefeituras de Novo Airão e Barcelos.

O projeto também é uma iniciativa do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e tem financiamento do Arpa (Programa Áreas Protegidas da Amazônia), Funbio (Fundo Nacional da Biodiversidade), Fundação Moore, BGMF, GIZ (Cooperação Técnica Alemã) e CDH (Conselho de Desenvolvimento Humano do Estado do Amazonas).



http://www.socioambiental.org/noticias/nsa/detalhe?id=3518
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Jaú
  • UC Rio Unini
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.