Mapa interativo guia visitantes pelas belezas de parques estaduais do Rio

O Globo - https://oglobo.globo.com/ - 30/11/2017
Mapa interativo guia visitantes pelas belezas de parques estaduais do Rio
Site lançado pelo Inea traz dados sobre atrações, trilhas e localizão de 11 unidades ambientais

O Globo - Por Jan Niklas


Trilheiros, apaixonados por natureza e visitantes de áreas verdes do estado do Rio de Janeiro ganharam um novo "guia" para planejar seus passeios. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lançou nesta quinta-feira o site "Visite Parques Estaduais do Rio de Janeiro", disponível no endereço www.dapweb.org/inea/, onde estão informações e mapas de 11 parques administrados pela instituição.

O novo site traz dados sobre a localização, lista de condutores de visitantes credenciados, histórico, clima, flora, fauna, além dos principais atrativos de cada unidade, como trilhas e cachoeiras e montanhas. O visitante também terá a sua disposição os mapas interativos de cada parque com as trilhas indicadas, seu traçado e tempo de percurso, além de guias para observações de aves para download.

- Nós queremos que as pessoas venham aos parques, que essas unidade de conservação virem uma destino para as pessoas desfrutarem desses espaços tão belos e importantes para o estado - disse o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Paulo Schiavo - Tudo isso, é claro, repeitando os limites e as características ambientais de cada área.

PUBLICIDADE

Para o Paulo, estimular a visitação equilibrada dos parques contribui para a preservação e manutenção dessas áreas verdes.

- Cada um que sai satisfeito do parque, sai como mais um difusor, um defensor, e um propagador das boas prásticas e da sustentabilidade, o que estimula a proteção dessas área - afirmou Schiavo.

De acordo com Manuela Tambellini, gerente de visitação, negócios e sustentabilidade do Inea, e uma das responsáveis pelo site, a iniciativa cria um canal que aproxima os visitantes desses locais.

- O site informa e dialoga com as pesssoas que buscam lazer em áreas verdes, facilitando o acesso ao forncecer informações como o tipo de atração, horário para observação de aves e traçado de trilhas de cada unidade - ressaltou Manuela.

Paulo Schiavo destacou ainda que, além ajudar na proteção das áreas e facilitar a visitação para o público, a ferramenta estimula ainda as populações que moram próximas à áreas de proteção.


PUBLICIDADE

- Queremos também estimular os entornos dos parques, gerando impactos positivos para as populações locais, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental - disse Schiavo, afirmando também que as trilhas registradas no site são todas seguras e contam com apoio da Guarda Ambiental.

No site do Inea estão informações sobre 11 parques do Estado do Rio de Janeiro além da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga. São eles: Parques Estaduais da Pedra Branca, situado na Zona Oeste do Rio; do Mendanha, na Baixada Fluminense; da Concórdia, no Médio Paraíba; da Ilha Grande, no Sul Fluminense; da Costa do Sol, na Região dos Lagos; dos Três Picos, na Região Serrana do Rio; Cunhambebe, no Sul Fluminense; da Tiririca, na Região Metropolitana do Rio (abrange partes dos municípios de Maricá e Niterói); da Pedra Selada, no Centro Sul Fluminense; Lagoa do Açu e Desengano, ambos situados no Norte Fluminense; e a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga na paradisíaca cidade de Paraty, no Sul Fluminense.



https://oglobo.globo.com/rio/mapa-interativo-guia-visitantes-pelas-belezas-de-parques-estaduais-do-rio-22134209
UC:Parque

Related Protected Areas: