MPF denuncia trânsito de quadriciclos no Parque Nacional dos Lençóis

G1 - http://g1.globo.com/ - 28/05/2015
Atividade gera impactos ambientais graves, aponta o ICMbio.
Local é um dos principais destinos do ecoturismo no país.


O Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão denunciou à Justiça a circulação de quadriciclos e outros veículos motorizados no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, nas cidades de Barreirinhas e Santo Amaro, no norte do Estado. Com uma paisagem natural formada por dunas e lagoas cristalinas, o local é um dos principais destinos do ecoturismo no país.

De acordo com o MPF, a ação civil pública, com pedido de liminar, foi ajuizada em desfavor do Município de Barreirinhas, do Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) e de um empresário, que não teve a identidade revelada.

A medida foi motivada por uma representação do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMbio). Segundo o instituto, quadriciclos e outros veículos motorizados foram flagrados circulando na região.

A exploração irregular da atividade turística, que seria realizada por agências de turismo, "gera impactos ambientais graves ao Lençóis e é a atividade constante" e causa "danos de difícil reparação", aponta o ICMbio.

Na ação, o MPF pede a proibição imediata da circulação dos veículos nas vias urbanas e rurais das duas cidades citadas e que os agentes públicos divulguem a proibição da atividade, além de fiscalizar a prática.

Segundo o órgão ministerial, o Parque Nacional dos Lençóis é uma unidade de conservação federal, criada por decreto e protegida por lei. Não é destinada apenas ao turismo ecológico, mas, também, à proteção de espécies da fauna e da flora.



http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2015/05/mpf-denuncia-transito-de-quadriciclos-no-parque-nacional-dos-lencois.html
Turismo Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Lençóis Maranhenses
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.