Mutirão voluntário reabre trilha no Itatiaia

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 27/01/2017
Cerca de 30 pessoas, mobilizadas pela câmara temática do parque nacional, localizado na região serrana do Rio de Janeiro, participaram da atividade


O Parque Nacional de Itatiaia, gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na região serrana do Rio, realizou, com o apoio de voluntários, mutirão de limpeza e manutenção da trilha Ruy Braga, tradicional travessia da parte alta para a parte baixa da unidade de conservação (UC).

A trilha tem aproximadamente 22 quilômetros de extensão e, em dezembro, teve que ser temporariamente fechada ao público devido à grande quantidade de bambus e árvores que obstruíam o percurso em função das chuvas.

Para realizar a limpeza e manutenção da trilha, a Câmara Temática de Ecoturismo e Montanhismo (CTME) do conselho parque planejou e realizou a ação que reuniu aproximadamente 30 voluntários.

Além de iniciativas individuais, diversos voluntários são membros de entidades integrantes do Conselho do Parque, como o Grupo Excursionista das Agulhas Negras (Geam), Federações de Montanhismo do Rio e de São Paulo (Femerj e Femesp) e Museu Nacional e Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.

Nos dias 14 e 15 de janeiro, foram realizadas ações de limpeza e reabertura do traçado da travessia, sinalização e manutenção da captação de água do abrigo Água Branca. Munidos de foices, facões e roçadeiras, os voluntários foram liderados pelo coordenador da CTME, Eduardo Cotrim, e pelo coordenador de Uso Público do parque, analista ambiental Leonardo Cândido.

"O voluntariado é um valioso apoio à gestão das unidades de conservação, mas mais do que isso, promove o engajamento das pessoas com as áreas protegidas. Os parque nacionais e outras UCs só terão um futuro promissor se a sociedade conhecer e defender esse valioso patrimônio de todos os brasileiros ", disse Gustavo Wanderley Tomzhinski, chefe da unidade.



https://sisarp.socioambiental.org/sistema_noticia/detail_noticia.php?id=174210
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.