Naturatins mostra resultado de ações no Jalapão

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 21/02/2018
Naturatins mostra resultado de ações no Jalapão

Por Tânia Caldas | Governo do Tocantins


A diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) apresentou nesta quarta-feira, 21, o relatório de uma ampla operação no Parque Estadual do Jalapão (PEJ). Boa parte da operação, realizada durante o feriado prolongado do Carnaval, se concentrou na área das Dunas, verificando as operadoras que trabalham levando turistas à região. A Unidade de Conservação (UC) é de gestão do Naturatins e as Dunas são o principal atrativo turístico da região.

A ação ocorreu entre os dias 8 e 14, e constituiu-se na fiscalização, ordenamento da visitação e orientação aos visitantes, quanto às normas de visitação do local, que a cada ano recebe maior número de visitantes. Neste período as Dunas receberam 1.225 pessoas.

Conforme o relatório foram 702 turistas agenciados e 523 particulares. Ou seja, 57% frequentadores de operadoras de turismo e 43% de visitantes particulares, que vão por conta própria. De acordo com os registros, a diferença no percentual de visitantes particulares e visitantes agenciados é de 14%.

A bióloga e inspetora de Recursos Naturais, Aline Vilarinho, adiantou. "Muitos turistas são particulares, mas a maioria procura as agências de turismo para realizar a visitação. Nos períodos de maior visita como nos feriados, o Naturatins envia ao Parque, voluntários e fiscais ambientais.

DEMA

A Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA) também participou da operação enviando três agentes de polícia e um perito. Além de reforçar a fiscalização, os policiais desenvolveram outras atividades conforme as demandas do PEJ.

De acordo com a inspetora, o serviço dos voluntários contribui, apoiando a gestão da Unidade de Conservação, sendo também uma forma de aproximar a sociedade da Unidade, fazendo com que as pessoas percebam que essas áreas são do povo e que a comunidade tem o direito de usufruir e o dever de cuidar. "Esta é uma oportunidade única de interação e reconciliação entre o homem e a natureza", sinalizou Aline.

Neste feriado prolongado as Dunas receberam visitantes de quase todos estados brasileiros, com ênfase para seis deles. O estado de São Paulo teve 33% de visitantes. Em segundo lugar ficou o Tocantins, com 26%. Depois o Rio de Janeiro com 17%. O Distrito Federal teve a participação de 11% dos turistas, 8% da Bahia e 5% de Goiás.

Operações como esta ocorrem principalmente nos feriados, mas esta em especial, ocorreu atendendo também as demandas da Associação de Empresas de Turismo Receptivo do Tocantins (ATTR), em relação à exigência do credenciamento de empresas e condutores, junto ao órgão gestor da Unidade de Conservação. Durante a ação foram registradas cerca de 40 agências de turismo, destas aproximadamente sete estavam irregulares.

Segundo o Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Gilberto Iris de Oliveira foram identificadas as que são credenciadas e autuadas aquelas que atuam de forma irregular. "O empenho e dedicação dos nossos parceiros culminou no sucesso obtido na ação de monitoramento e controle ambiental, durante o feriado prolongado de carnaval", enfatizou.

Parque Estadual do Jalapão

Para o diretor esta parceria visou desenvolver uma operação de uso público, educação ambiental e fiscalização no Parque Estadual do Jalapão e entorno. "De modo a controlar, monitorar, orientar e sensibilizar os visitantes para a preservação dos atrativos naturais, bem como da fragilidade do ecossistema do lugar, divulgando o trabalho de preservação e conservação da biodiversidade" ressaltou.

Participaram da operação a equipe do Parque Estadual do Jalapão, Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, fiscais da Diretoria de Proteção e Qualidade Ambiental, Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), além dos voluntários inscritos no Programa Voluntários Pela Natureza.

Conforme o gerente das Unidades de Conservação, Parques Estaduais e Monumento Natural, Marcelo Henrique Rodrigues, a ação foi realizada conjuntamente e beneficiou a Unidade de Conservação. "Há cerca de dois anos, o Naturatins vem trabalhando no ordenamento da visitação do atrativo, quando está procurando cadastrar as empresas e guias/condutores de turismo para atuarem de forma ordenada e consciente dentro da UC", concluiu.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2018/2/21/naturatins-mostra-resultado-de-acoes--no-jalapao/
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.