Oficina define instituições que vão compor o conselho consultivo do Parque das Araucárias

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 19/05/2009
Diversas instituições dos municípios catarinenses de Ponte Serrada e Passos Maia se reuniram, na quarta (13), na cidade de Ponte Serrada (SC), para indicar as organizações que irão integrar o Conselho Consultivo do Parque Nacional das Araucárias. Toda a documentação das instituições será organizada e enviada à sede do ICMBio para estudo e publicação da portaria.

O evento foi coordenado pela Associação pela Preservação da Vida e do Meio Ambiente - Apremavi, OSCIP responsável pelo PDA de elaboração do Plano de Manejo e constituição do Conselho Consultivo do Parque Nacional das Araucárias e da Estação Ecológica da Mata Preta. Técnicos do Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais foram os facilitadores no evento.

O ICMBio será representado no conselho pelo chefe do Parque Nacional das Araucárias, o analista ambiental Juliano Rodrigues Oliveira, que abriu a oficina e participou das atividades palestrando e fazendo diversos esclarecimentos. Os proprietários das terras ainda não indenizadas no interior do parque terão direito a duas cadeiras no conselho, até que haja a regularização fundiária.

O encontro integrou representantes da prefeitura municipal, câmara de vereadores de Ponte Serrada, sindicato rural, sindicato de trabalhadores rurais, ONGs, associações de moradores, assentamentos, Incra, polícia militar ambiental, entre outros órgãos públicos e organizações da sociedade civil.

Além de indicar as cerca de 21 instituições que irão compor o conselho, os participantes aprofundaram o estudo do papel do conselho e dos conselheiros, o perfil desejado e o processo de indicação dos nomes dos conselheiros, o que deverá ocorrer após a publicação de portaria de criação do conselho.
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Mata Preta
  • UC Araucárias
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.