PEJ implementa manejo integrado do fogo

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 11/04/2016
As instituições comprometidas com o controle de queimadas e que buscam a redução nos índices de focos de incêndios no território tocantinense deram início, nesse mês, as ações preventivas para o enfrentamento do período de estiagem. Além de visitas, palestras e atividades que vem sendo desenvolvidas em todo o Estado, o manejo é uma das ações que vem sendo implantadas e melhoradas, por diferentes equipes.

Técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) que atuam no Parque Estadual do Jalapão (PEJ) deram início no primeiro dia de abril a agenda de procedimentos da unidade, com a aplicação das técnicas do Manejo Integrado do Fogo (MIF).

Nessa primeira ação do ano, a equipe contou com a colaboração de representantes da comunidade Mumbuca, além do apoio da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Mateiros para realização do manejo, sob as diretrizes de segurança previstos no programa.

O inspetor de recursos naturais do PEJ, Ivaldino Menezes, que coordenou a primeira ação no Parque, falou do planejamento para esse ano. "Em 2016, o PEJ, tem a meta de manejar 50.000ha, entre os meses de abril e junho, além de confeccionar 100 KM de aceiros e reduzir em 30% os focos de incêndios no período de julho a outubro desse ano", relatou o inspetor.

MIF

O Manejo Integrado do Fogo é um programa que começou a ser implementado no PEJ em 2014, tendo como objetivo, a redução dos incêndios florestais, bem como a contribuição para conservação da biodiversidade. Entre outras riquezas do Jalapão se destacam, a cachoeira da Velha, a cachoeira do Formiga, as Dunas do Jalapão e as águas flutuantes da nascente do Fervedouro, a beleza do Capim Dourado, o mirante da Serra do Espírito Santo, a comunidade quilombola no povoado Mumbuca e o rafting praticado nas corredeiras do Rio Novo.


http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/4/11/pej-implementa-manejo-integrado-do-fogo/
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.