Pescadores querem criação de reserva extrativista na costa do Amapá

GS Notícias - http://www.gsnoticias.com.br - 22/10/2014
Pescadores dos 16 municípios do Estado do Amapá se reuniram nesta segunda-feira, 20, na Colônia de Pescadores Z-1, que fica no Bairro Perpetuo Socorro, no II Encontro de Pescadores Extrativistas da Costa do Amapá. Os trabalhadores querem discutir a criação de uma reserva extrativista na costa amapaense. Pela lei, a reserva seria administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

No Amapá, a única reserva extrativista criada até hoje foi a Resex do Rio Cajari com 481.650 quilômetros quadrados. A futura reserva de pesca de Oiapoque ainda não possui área demarcada, mas os pescadores pretendem utilizar cerca de 6 milhas, o equivalente a 9.500 metros quadrados. A reserva garante uma proteção legal para o exercício da profissão. Nós estamos trabalhando com famílias que se utilizam da pesca para subsistência e comércio. Queremos legitimar a pescaria na Costa do Amapá dando condições necessárias e legais aos pescadores, afirmou o superintendente Federal de Pesca no Amapá, Fábio da Silva Muniz.

A reserva extrativista é uma área de domínio das populações tradicionais, e tem como finalidade a cultura de subsistência, assegurando o uso de forma sustentável sem prejudicar o meio ambiente. É comandada por um conselho gestor, nesse caso gerido pelo ICMbio. Mas, depois de ser criada, precisa ser legitimada por meio de projeto de lei. O da reserva do Oiapoque ainda não foi encaminhado para a Assembleia.

O estado possui 14 mil pescadores que vivem desse sustento legalmente e lutam desde 2007 para a criação da reserva. Os moradores de Oiapoque são os mais prejudicados sem a reserva extrativista. É que o Rio Oiapoque é dividido ao meio na fronteira com a Guiana Francesa, assim os pescadores não tem acesso a uma área maior de pesca.

Além disso, com a criação do Parque Nacional Cabo Orange, 6 milhas do mar são protegidas por lei. Dessa forma, os pescadores têm que pescar mais longe do continente em pequenos barcos. Fizemos um acordo com a Colônia de Pesca do Oiapoque, estendendo a área para nosso uso, mas o prazo termina no fim de novembro. Queremos discutir o uso de uma área de 6 milhas para fora do parque que seria a Reserva Extrativista da Costa do Amapá, explicou o pescador de Oiapoque, Mario Arlindo Amoras.

Segundo os pescadores, com a criação da reserva os lucros devem aumentar, assim como a oferta de trabalho. Em média nós pescamos 3 mil quilos de peixe a cada 15 dias. Com a reserva poderemos conseguir até 6 mil quilos. Com isso podemos ajudar mais famílias na geração de emprego, acredita a pescadora do município de Laranjal do Jari, Quezia Pereira Moraes.



http://www.gsnoticias.com.br/pescadores-querem-criacao-reserva-extrativista-na.aspx
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Cabo Orange
  • UC Rio Cajari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.