Pesquisadores da UFPR descobrem nova espécie de besouro no Paraná

G1 - http://g1.globo.com/ - 18/09/2016
Artigo será publicado na revista científica 'The Coleopterists Bulletin'.
Besouro de 2,5 mm vive na Reserva Biológica das Perobas, no noroeste.


Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) identificaram uma nova espécie de besouro, que mede 2,5 milímetros, na Reserva Biológica (Rebio) das Perobas, no noroeste do estado. O artigo sobre a descoberta será assinado pelos pesquisadores Dilson Gabriel Busanello e Edilson Caron e publicado na próxima edição da revista científica "The Coleopterists Bulletin".

A Reserva Biológica das Perobas é uma unidade federal de conservação localizada em Cianorte e Tuneiras do Oeste. Foi criada para proteger o maior remanescente de floresta nativa das regiões norte e noroeste do Paraná. Conforme divulgado pela UFPR, é uma ilha de biodiversidade que abriga mais de 300 espécies de plantas e diversos animais silvestres, alguns ameaçados de extinção.
A nova espécie de besouro foi batizada de Microlinus perobanus, em referência à Reserva das Perobas.

Ela faz parte da família dos estafilinídeos que, popularmente, é chamado de besouro-das-perobas.

Esses pequenos animais foram coletados na serapilheira - material composto principalmente de folhas secas e em decomposição sobre o solo das florestas. Para separar os insetos das folhas, foram utilizadas peneiras e extratores Winkler, que consistem de uma malha instalada dentro de um saco de tecido.

Os pesquisadores acreditam que o besouro-das-perobas tem papel na manutenção do equilíbrio do ecossistema em que habita.



http://g1.globo.com/pr/parana/educacao/noticia/2016/09/pesquisadores-da-ufpr-descobrem-nova-especie-de-besouro-no-parana.html
Biodiversidade:Fauna

Related Protected Areas:

  • UC Perobas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.