Prefeitura de Araçoiaba da Serra, SP, quer território da Flona de Ipanema

Globo - http://g1.globo.com/ - 22/04/2013
A Floresta Nacional (Flona) de Ipanema virou alvo de disputa depois que a Prefeitura de Araçoiaba da Serra (SP) passou a tentar incorporar o patrimônio histórico e natural ao seu território. Atualmente, a área é de responsabilidade da Prefeitura de Iperó (SP). A justificativa é que grande parte de toda a extensão da Flona e também do bairro Araçoiabinha pertencem à cidade. O pedido já foi feito na Assembleia Legislativa.

A Prefeitura de Iperó informa que não quer abrir mão da área e alega que além da história, um documento garante que os 5 mil hectares estão no município.

A prefeita de Araçoiaba da Serra, Mara Melo, afirma que com os novos limites, 70% do Morro Araçoiaba e todo o bairro Araçoiabinha - hoje pertencente 90% a Iperó - ficariam em Araçoiaba da Serra.

A Floresta Nacional de Ipanema conserva um dos maiores ecossistemas de Mata Atlântica do país. São mais de 5 mil hectares de vegetação. Além da preservação ambiental, existe a preservação histórica, já que o espaço comporta as construções da Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema, berço da siderurgia nacional.

A Flona é mantida com recursos federais, por meio do Instituto Chico Mendes de conservação da biodiversidade.

Mara Melo explica que o Centro Experimental de Aramar - que fica ao lado da Floresta Nacional - e grande parte dos assentamentos existentes na Flona continuariam com Iperó. Segundo ela, parte do bairro Araçoiabinha é atendido pelos serviços de Araçoiaba da Serra.

A prefeitura de Iperó informou que ainda não foi comunicada oficialmente da intenção da prefeitura do município vizinho. O prefeito Vanderlei Polizeli, de Iperó, adianta que redefinir os limites do município está fora de qualquer discussão.

O prefeito se baseia em um mapa do Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado, de 1977, para mostrar que a área fica 100% no município de Iperó. Ele comenta que melhorias recentes em Araçoiabinha, como a estrada que liga o bairro ao distrito de George Oetterer, foram feitas por Iperó.

A direção da Floresta Nacional de Ipanema não quis falar sobre o assunto. Para avançar, a proposta precisa ser aprovada na Comissão de Assuntos Municipais e Metropolitanos, presidida pelo deputado Hamilton Pereira, do PT, mesmo partido da prefeita de Araçoiaba da Serra.

Depois o projeto tem que passar pela mesa diretora da Assembleia, ser votado em plebiscito a aprovação do projeto de lei para, depois, ser sancionado ou vetado pelo governador.



http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/04/prefeitura-de-aracoiaba-da-serra-sp-quer-territorio-da-flona-de-ipanema.html
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Ipanema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.