Projeto Quadrantes e Bombeiros atuam no combate a queimadas em Cuiabá e VG

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br - 31/08/2009
Os projetos Quadrantes e Previ Queimadas, que estão em atividade no combate as queimadas urbanas em Cuiabá e Várzea Grande, vem obtendo êxito, segundo os números contabilizados pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Os projetos começaram a atuar em 15 de julho (início do período proibitivo das queimadas no Estado), e até o último dia 26 de agosto, o Ciosp registrou 414 ocorrências de queimadas urbanas, sendo 217 registradas em terrenos particulares e áreas públicas que foram combatidas e debeladas pelas equipes do Corpo de Bombeiros que compõem os projetos.

Segundo dados do Ciosp, em 41 dias de atuação contínua dos projetos, os bairros que mais registraram focos de queimadas urbanas em Cuiabá foram Parque Cuiabá, região do Coxipó, com 13 ocorrências, e Porto, região central, com 10 ocorrências.

Nesse mesmo período, em Várzea Grande, as queimadas em terrenos urbanos registradas pelo Ciosp através do telefone 193 e via rádio totalizaram 191 ocorrências, sendo 100 delas em terrenos particulares e áreas públicas da cidade, cerca de 52,35% do número total de ocorrências. Os bairros que mais tiveram focos de queimadas foram Mapim, com 11 ocorrências, e Cristo Rei e Jardim Glória, ambos com nove ocorrências de queimadas registradas.

ATENDIMENTO - Os pontos de atendimento do projeto Quadrante estão distribuídos na avenida Fernando Corrêa da Costa, no trevo de acesso a Santo Antônio do Leverger; no Parque Tia Nair, entre os bairros Jardim Itália e Morada dos Nobres; na avenida Miguel Sutil, no trevo do bairro Santa Isabel, além de pontos de apoio nos parques urbanos Massairo Okamura, Mãe Bonifácia e Zé Bolo Flor. Os pontos de atendimento do Previ queimadas estão na sede da Guarda Municipal de Várzea Grande e no 2o Batalhão de Bombeiros, também em Várzea Grande.

Para ampliar o atendimento, o projeto Quadrante está utilizando o número 193 do Corpo de Bombeiro Militar para receber as denúncias. A parceria firmada entre a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADES) e Bombeiros oferece à população mais uma alternativa de comunicação nos casos de queimadas. Os números 193 e o 3645-6110 estão disponíveis para registrar denúncias de queimadas urbanas nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.

Quando registrado uma queimada urbana em terrenos, a fiscalização da SMADES autua os proprietários e o processo é acompanhado pela Delegacia de Meio Ambiente, Juizado Volante Ambiental e Ministério Público. As multas variam de dois a seis mil reais.

No primeiro semestre de 2009, a Diretoria de Gerenciamento Urbano da SMADES registrou 684 notificações, sendo 50 multas em terrenos baldios e 228 autos de infração por queimadas.
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Mãe Bonifácia
  • UC Massairo Okamura
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.