REBIO do Tinguá realiza oficina de encerramento das atividades da brigada de combate a incêndios

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 08/11/2011
A Reserva Biológica (Rebio) do Tinguá, no Rio de Janeiro, realizou uma atividade de encerramento do ciclo temporário da Brigada de Combate e Prevenção a Incêndios Florestais que atuam nos meses de estiagem, onde são registrados os maiores índices de ocorrências de queimadas na região.

A brigada combateu este ano 23 focos de incêndios na Zona de Amortecimento da reserva, e fez o monitoramente de outros dois focos que, por incidirem em áreas de pastos em propriedades privadas, poderiam representar algum risco à integridade da Rebio.

Além das funções de proteção, os brigadistas atuam na comunicação e na educação ambiental nas áreas da Unidade e de sua Zona de Amortecimento. Neste ano a Brigada da Rebio do Tinguá foi organizada em dois grupos distintos, um cobrindo a região Serrana e outro a Região da Baixada Fluminense, extremos do território onde está inserida a Unidade.

As atividades iniciaram relato de como foi a participação na equipe e a importância desta atividade para a proteção da Rebio do Tinguá, feitos por cada brigadista. Em uma dinâmica de grupo denominada Teia da Vida, com auxilio de um fio de barbante de algodão, todos puderam perceber a importância da diversidade para o grupo e a importância de cada profissional para a proteção da Mata Atlântica e os serviços ambientais oferecidos à sociedade como um todo.

Com auxilio de jornais e revistas, colas, tesouras, canetas esferográficas e fitas adesivas, cada grupo produziu painéis que representavam a importância das atividades realizadas por elespara a conservação da Reserva.

Em seguida cada grupo produziu outro painel que sinalizou as relações interpessoais da equipe e o sentimento consolidado durante este período. As duas equipes apresentaram as produções, sinalizando as percepções e sensações interiorizadas por cada uma.

"Estas atividades nos auxiliam a avaliar o trabalho produzido e a melhorar o planejamento continuamente, cada fala, cada sinalização, cada pergunta contribui para enriquecer nossa percepção sobre esta importante atividade para a proteção da UC" declarou Flavio Silva, chefe da Rebio do Tinguá.

Durante as atividades, um brigadista destacou que o que mais agradou na atividade de brigadista da Rebio do Tinguá foi contribuir na preservação, proteção, plantios, salvamentos, e resgate das plantas e animais, ajudando na preservação do planeta e da humanidade.

As atividades foram encerradas com um almoço de confraternização. Para todos, o lema é eterno: "Uma vez brigadista, sempre brigadista".




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/2316-rebio-do-tingua-realiza-oficina-de-encerramento-das-atividades-da-brigada-de-combate-a-incendios
UC:Reserva Biológica

Related Protected Areas:

  • UC Tinguá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.