Representantes do governo alemão visitam UCs na Bahia

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 09/02/2017
Visitas técnicas ocorreram no âmbito da cooperação Brasil-Alemanha voltada para a área ambiental


O secretário do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha, Jochen Flasbarth, e representantes da embaixada alemã no Brasil realizaram visitas técnicas em três unidades de conservação (UCs) no sul da Bahia: o Parque Nacional do Pau Brasil, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel e o Parque Municipal Recife de Fora.

Promovidas no âmbito da Cooperação Bilateral Brasil-Alemanha, as visitas ocorreram ao longo dos últimos dois dias (8 e 9 de fevereiro) e contaram com a presença do secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Geraldo Reis, além de gestores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e representantes da Prefeitura de Porto Seguro, da ONG Conservação Internacional (CI), do Projeto Coral Vivo e da Comissão para o Fortalecimento das Reservas Extrativistas e dos Povos Costeiros e Marinhos (Confrem).

No Parque Nacional do Pau Brasil, unidade aberta à visitação pública em novembro de 2016, os participantes puderam ver de perto os resultados do projeto de uso público realizado na UC, que apostou nas parcerias para sua concretização. Os integrantes da comitiva conheceram o Centro de Visitantes, os mirantes de observação, a Trilha das Bromélias e a Trilha Ibirapitanga, que abriga árvores milenares no espaço batizado de Santuário do Pau Brasil.

"Esse encontro serviu para estreitar laços e aproximar as instituições, com vistas ao estabelecimento de novas cooperações no futuro, voltadas sobretudo para o uso público das unidades de conservação", ressaltou Fábio Faraco, chefe da UC.

Já a visita à RPPN Estação Veracel, unidade vizinha ao parque, teve o objetivo de apresentar aos membros do governo alemão de que modo é feita a gestão privada de uma área protegida no Brasil. Ao longo do primeiro dia, os participantes também dialogaram sobre iniciativas como o Projeto Estruturação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc) - LifeWeb e o Projeto Biodiversidade na Mata Atlântica.

A última visita técnica, realizada nesta quinta-feira (9) no Parque Municipal Recife de Fora, teve como foco apresentar um exemplo de planejamento costeiro participativo sob a liderança de agentes locais. Outros temas abordados foram o Projeto TerraMar e os desafios da proteção dos biomas marinhos e costeiros.

Para a assessora internacional do ICMBio, Márcia Muchagata, as visitas foram bastante produtivas e mostraram resultados concretos em gestão ambiental. Segundo Muchagata, três temas tiveram destaque nesses dois dias de trabalho: "as parcerias entre governos, instituições e sociedade civil, a necessidade de fortalecimento das UCs através do uso público e a importância da integração com áreas vizinhas para formação de corredores ecológicos", pontuou.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8695-representantes-do-governo-alemao-visitam-ucs-na-bahia
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Pau Brasil
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.