Reserva Biológica das Perobas doa livros e revistas a escolas municipais de Tuneiras do Oeste

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 14/12/2009
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio dos servidores lotados na Reserva Biológica (Rebio) das Perobas, no Paraná, fez a doação de livros e revistas a escolas municipais de Tuneiras do Oeste, no Paraná.

A entrega dos livros ocorreu na quinta-feira (10) nas dependências da Secretaria Municipal de Educação. Diretores e representantes das escolas da sede do município e dos distritos de Aparecida do Oeste, Cuaraitava e Marabá receberam exemplares de revistas de circulação nacional e livros para os ensinos fundamental e médio, especialmente de ciências, química e biologia.

De acordo com o chefe da Rebio, Carlos De Giovanni, esse é apenas o início de uma grande campanha que queremos assumir, junto com o município. "São revistas que os servidores da Rebio assinam, assim como livros arrecadados junto aos professores de escolas particulares de Maringá. Tenho certeza que serão muito úteis para consultas, recortes e trabalhos extra-curriculares dos alunos", afirmou Giovanni, que também repassou livros seus e de sua mulher, que é professora.

Segundo ele, as bases para o trabalho em uma unidade de conservação de proteção integral da categoria a que pertence a Rebio são proteção, pesquisa e educação Ambiental. "Na Rebio das Perobas, já temos várias pesquisas, iniciamos nosso Plano de Manejo e teremos a academia conosco. Na proteção da unidade, temos a Operação biXo, finalizando a segunda fase. Para o ano que vem, desencadearemos a terceira fase da operação, que se tornará constante e perene", disse o chefe da Rebio.

Giovanni afirmou ainda que, na área de educação ambiental, foram realizados vários cursos e palestras, mas a distribuição de livros nas escolas é a ação que ele acha que deve dar mais resultados. "Antes de educação ambiental é preciso ter educação, assim estamos colaborando com a construção do caráter dessas crianças que serão, no futuro, profissionais mais competentes, pessoas mais comprometidas com o que for ético e correto, seres humanos melhores", completou Giovanni.

Para a Secretária de Educação, Antônia Barbizan, esta verdadeira parceria com o ICMBio, através da Rebio das Perobas, se consolida a cada dia. "Várias iniciativas desenvolvidas no município contam com o apoio do ICMBio e com esta doação, iniciamos mais uma ação importante aos nossos educandos e com a construção de nossa 'Biblioteca Cidadã' a arrecadação e doação de livros e revistas serão muito importantes", afirmou Antônia.
UC:Reserva Biológica

Related Protected Areas:

  • UC Perobas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.