Reserva do Cobre na Amazônia não tem nada a ver com Mariana

FSP - http://www1.folha.uol.com.br/colunas - 28/08/2017
Reserva do Cobre na Amazônia não tem nada a ver com Mariana

Marcelo Leite
É repórter especial da Folha, autor dos livros 'Folha Explica Darwin' (Publifolha) e 'Ciência - Use com Cuidado' (Unicamp). Escreve aos domingos e às segundas.

Ainda bem que Maurício Tuffani, editor do informativo "Direto da Ciência", pôs os pingos nos is a respeito da liberação da Reserva do Cobre e Associados (Renca), na Amazônia, para exploração mineral da iniciativa privada.
A liquidação privatista promovida por Michel Temer (PMDB) pode até agravar a pressão sobre a Amazônia, que viu o desmatamento aumentar nos últimos dois anos. O presidente abriu uma caixa de Pandora que ainda vai espalhar muitos males por este país infeliz.
Já dizer que essa foi a decisão mais desastrosa dos últimos 50 anos, ou especular que vá ensejar tragédias como a de Mariana (MG), é o tipo de exagero que só tira crédito das justas causas ambientais (e elas são cada vez mais numerosas e preocupantes neste governo chantageado pela retrógrada bancada ruralista).
A Renca foi criada ainda na ditadura militar (em 1984) para manter controle governamental sobre uma reserva estratégica de cobre e outros metais. Abri-la para exploração não é o mesmo que, digamos, amputar uma unidade de conservação (UC) ou terra indígena (TI) para construir uma ferrovia ou satisfazer grileiros, como na Floresta Nacional do Jamanxim.
Sim, há sete UCs e duas TIs englobadas na área da Renca. O decreto de Temer, contudo, promete que elas não serão afetadas.
Dá para acreditar? Essa é outra história. Provavelmente, não.
Seja pela horrorosa crise fiscal-orçamentária, que aliás começou bem antes de Temer, seja pela sanha anticonservacionista do atual governo (compartilhada de resto pela antecessora petista, Dilma Rousseff), o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama, que já não apitavam grande coisa, estão paralisados. Não têm chance contra as maquinações dos ruralistas no Congresso e nos gabinetes do Planalto.
Acontece que a área da Renca não será devastada da noite para o dia. A liberação pode, de fato, incentivar o garimpo, a abertura de estradas, a grilagem, a extração ilegal de madeira e o desmatamento especulativo. Esses efeitos, se vierem, demorarão muitos meses, anos, coisa que o combalido Temer não tem pela frente.
Além disso, demonizar a mineração não parece muito racional. Sim, ela pode ter um impacto negativo considerável sobre o ambiente. Isso quer dizer que não se devem explorar os recursos minerais na Amazônia?
Quero ver algum ambientalista defender isso abertamente, e não nas entrelinhas, ou com analogias desvairadas como a de Mariana. Jair Bolsonaro iria adorar, faturando mais alguns votos potenciais com essa deixa imperdível para alimentar a paranoia nacionalista.
Mariana foi um desastre pavoroso, único, fruto da incúria privada (Samarco) e pública (órgãos ambientais e de controle da mineração, estaduais e federais). Quem quiser acabrunhar-se diante da tarefa imensa e das dificuldades idem que rondam a Fundação Renova, encarregada de mitigar os danos sociais e ambientais, que leia a recente reportagem da revista "Exame".
Isso não pode e não deve se repetir. Ou pior, pode, talvez até não seja improvável, dada a previsível incapacidade -crescente- do Estado de fiscalizar e prevenir, sobretudo após a terra arrasada por Dilma e Temer. Mas não será com batatadas retóricas nem com tuítes da Gisele que vamos endireitar tudo que está torto por aqui.


http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marceloleite/2017/08/1913179-reserva-do-cobre-na-amazonia-nao-tem-nada-a-ver-com-mariana.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newscolunista

Mineração:Política Mineral

Related Protected Areas: