Semeando o Bioma Cerrado faz 2 dias de oficinas com crianças para comemorar os 15 anos da Floresta Nacional de Brasília

EcoDebate - http://www.ecodebate.com.br/ - 28/05/2014
Nos dias 28 e 29 de maio, o projeto Semeando o Bioma Cerrado vai reunir 200 crianças e adolescentes para oficinas de educação ambiental dentro da Floresta Nacional de Brasília. Eles são moradores de uma das áreas da reserva e de arredores. A proposta é apresentá-los à nobre vizinha Flona.

No aniversário de 15 anos da Floresta Nacional de Brasília (Flona), o projeto Semeando o Bioma Cerrado promove atividades de educação ambiental, nos dias 28 e 29 de maio, dedicadas a estudantes que vivem dentro e são vizinhas deste cinturão de preservação para que conheçam os valores naturais do local e tratem o Cerrado com mais atenção e cuidado.

Conhecer para cuidar é a máxima sobre a qual se desenvolve o projeto patrocinado pela Petrobras que prevê para os próximos dois anos a catalogação de 3.600 árvores matrizes; a demarcação de 60 áreas de cerca de 10 hectares cada como área preservada; a restauração de cinco hectares de áreas já degradadas, capacitar tecnicamente 390 pessoas para produzir sementes e mudas florestais nativas em condições ambientalmente corretas, economicamente sustentáveis e sensibilizar e conscientizar diretamente 886 pessoas em ações de Educação Ambiental e mais de 2500 atendidas indiretamente. Este é o resultado que a Rede de Sementes do Cerrado, através do projeto Semeando o Bioma do Cerrado, deve e quer apresentar no período de dois anos de trabalho, frisa o coordenador Rozalvo Andrigueto, ao descrever as áreas de abrangência situadas no Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso.

A expectativa é de que 200 crianças e adolescentes entre 9 e 18 anos de idade, estudantes do Centro de Ensino Fundamental 03 de Taguatinga Norte e Centro de Ensino Fundamental 02 Vicente Pires - Vila São Jose reúnam-se durante dois dias na Floresta Nacional de Brasília e lá realizem três oficinas focadas na integração e pertencimento aquele ambiente, explica Mery-Lucy Souza, presidente da Associação Amigos da Floresta, que é parceira do Semeando o Bioma Cerrado.

Oficinas - Mery adianta que nessas atividades, os estudantes, em grande parte moradores de uma das áreas da Flona ou vizinhos do Parque, vão participar de uma minitrilha, obter informações sobre o que é uma unidade de conservação, entendendo que é um privilégio viver no lugar onde estão e por isso precisam cuidar, realizarão trabalhos com argila, reproduzindo animais do Cerrado e aprenderão a fazer tinta com elementos do bioma".

Criada em 10 de junho de 1999 para se estabelecer como um cinturão verde de preservação dos mananciais da Floresta Nacional de Brasília, a Flona tem 9.346 hectares, divididos em duas áreas localizadas em Taguatinga e duas em Brazilândia. A floresta abriga espécies de reflorestamento, como eucaliptos, e vegetação nativa do Cerrado, além de vários mananciais.



http://www.ecodebate.com.br/2014/05/28/semeando-o-bioma-cerrado-faz-2-dias-de-oficinas-com-criancas-para-comemorar-os-15-anos-da-floresta-nacional-de-brasilia/
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Brasília (FLONA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.