Servidor do Naturatins participa de curso de Gestão de Unidades de Conservação em Manaus

Naturantins - http://naturatins.to.gov.br - 04/11/2009
Com a intenção de fortalecer a gestão das Unidades de Conservação do Estado, o Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins envia o gerente da APA - Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado, Leonardo Azevedo, a Manaus (AM) para participar da capacitação de Gestão de Unidades de Conservação da Amazônia. O curso, que acontece entre os dias 2 a 12 de novembro, é voltado aos gestores de UCs Estaduais e Federais e ainda integrantes de instituições parcerias da gestão.

O evento é promovido pelas ONGs WWF - Brasil e IPE - Instituto de Pesquisa Ecológicas, tem como objetivo proporcionar aos participantes noções básicas e orientações para a gestão das unidades de conservação, baseadas em uma visão integradora das questões sociais, naturais e ambientais relacionadas à paisagem e ao contexto regional.

Com duração de 80 horas, a programação do curso prevê apresentação e discussão de temas como, Legislação sobre unidades de conservação, políticas públicas na proteção e na gestão das unidades de conservação, elaboração e implementação de planos de manejo para orientar a execução dos programas de gestão; proteção das UCs; a participação da sociedade civil na gestão de UCs; Educação Ambiental; o Uso Público nas Unidades de Conservação entre outros.

O Estado do Tocantins conta atualmente com 13 Unidades de Conservação Estaduais, sendo destas quatro de Proteção Integral e nove de Uso Sustentável. Essas áreas são importantes porque contribuem diretamente para conservar o patrimônio natural e cultural do Estado e do país e possibilitam a redução das pressões causadas por algumas atividades humanas nestes ambientes.

Das UCs de Proteção integral, incluem os parques do Cantão (Caseara), Jalapão (Mateiros) e Lajeado (Palmas) e o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas (Filadélfia).
UC:Geral

Related Protected Areas: