Assungui promove curso de condutores de trilhas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 16/06/2017
O treinamento contou com a participação de 23 inscritos, que receberam informações sobre temas como flora e fauna da floresta nacional administrada pelo ICMBio no Paraná


A Floresta Nacional (Flona) do Assungui promoveu, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Campo Largo e a Associação Miríade, o primeiro curso de condutores de trilhas.

O evento fez parte do Projeto Agenda 21 do Cerne, realizado pela Associação Miríade com patrocínio da Petrobrás Socioambiental, e contou com a participação de 23 inscritos, entre moradores da região, lideranças jovens e estudantes do IFPR e outras instituições.

Durante o treinamento, foram tratados temas como Meio ambiente e cultura e Trabalho do condutor de visitantes, previstos na Instrução Normativa (IN) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que regula a atividade dos guias em unidades de conservação (UCs).

As aulas incluíram apresentações teóricas, trabalhos práticos na trilha da Flona do Assungui e trabalhos em grupo, com a elaboração de mapas de visitação temáticos em quatro grandes temas: fauna, flora, meio abiótico (meio físico, sem vida natural aparente) e influência humana e cultural.

Ao final do curso, cada aluno elaborou um roteiro de visitação para a trilha, abordando o tempo da visita, objetivos, público-alvo, pontos de parada e descanso e atividades a serem realizadas durante a visita.

Agora, a equipe da Flona do Assungui, em parceria com a Associação Miríade, está articulando junto aos Bombeiros locais a realização mais um módulo do curso, abordando primeiros-socorros e combate a incêndios, conforme exigido pela IN do ICMBio.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8978-assungui-promove-curso-de-condutores-de-trilhas
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Assungui
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.