Balsas com 1.600 metros cúbicos de madeira ilegal são apreendidas no Pará

Globo Amazônia - www.globoamazonia.com - 14/09/2009
Fiscalização na Floresta Nacional de Caxiuanã, no Pará, e seu entorno, levou à apreensão de mais de 1600 metros cúbicos de madeira extraída ilegalmente - o suficiente para encher mais de 60 caminhões - em duas balsas na orla do município de Portel.

Entre as madeiras encontradas havia maçaranduba, tauari e angelim. Além dessas embarcações, outras duas balsas vazias e uma carregadeira foram apreendidas. As apreensões aconteceram na segunda metade de agosto.

"Vamos voltar ao local para encontrar o ponto de onde essas toras foram retiradas. Sabemos que deve haver mais tratores por lá", diz Francisco Reno, responsável pelo escritório do Ibama em Breves (PA), que cobre aquela região.

A ação contou ainda com a participação do Instituto Chico Mendes (ICMBio), responsável pela gestão das reservas federais, e da Polícia Militar Ambiental. As toras não tinham qualquer documentação, segundo Renó. Elas foram doadas à Secretaria de Meio Ambiente do Pará, que deve leiloá-las. Os responsáveis pelo transporte foram multados.


UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Caxiuanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.