As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
08/03/2018
Conselhos gestores fortalecem a gestao de unidades

Conselhos gestores fortalecem a gestão de unidades
ICMBio produz vídeos sobre os conselhos gestores, que estão presentes em 281 UCs, totalizando mais de 8.500 conselheiros.

ICMBio
Publicado: Quinta, 08 de Março de 2018, 11h41

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) possui 86% das suas unidades de conservação com conselhos gestores. Das 324 unidades, 281 têm conselhos constituídos, representando mais de 8.500 conselheiros atuando na gestão das unidades de conservação no país. Para que as pessoas entendam mais a importância desta forma de participação social, o ICMBio exibe, em sua página no YouTube, vídeos sobre o tema, com depoimentos de conselheiros.

Segundo a Divisão de Gestão Participativa e Educação Ambiental, do ICMBio, a participação social é fundamental para criar efetividade das unidades de conservação, envolvendo a sociedade na gestão e na conservação da biodiversidade. "Eles são importantes para a gestão da UC, na conservação da sociobiodiversidade, e, consequentemente, na política de conservação ambiental do país", afirma Paulo Russo. "Os conselheiros são fundamentais para o fortalecimento da gestão das unidades de conservação", complementa o presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski.

Os vídeos trazem diversos depoimentos de conselheiros. Um deles é de Marcos Alexandre Danieli, do Parque Nacional das Araucárias, em Santa Catarina. Ele afirma que a participação da sociedade garante a implementações das ações, além de acompanhar a gestão. "Participar é uma oportunidade. Contribuir e se envolver é muito bom, pensar nosso território de forma especial", diz a conselheira Maria Aparecida, da APA Baleia Franca, em Santa Catarina. Nicholas Kamanski, conselheiro do Parque Serra da Bodoquena (MS), classifica os conselhos como a voz da comunidade. "Representamos a comunidade e auxiliamos os gestores nas unidades", salienta Nicholas.

Segundo a Coordenação de Gestão Socioambiental, os vídeos são uma forma de reconhecimento do trabalho do Conselho e de seus conselheiros na gestão das UCs. "Os vídeos são uma forma de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho fundamental que cada um exerce na gestão das unidades de conservação, ressalta Paulo Roberto Russo.
Lei estabelece criação de conselhos Os Conselhos Gestores são instâncias importantes na gestão das unidades de conservação. Para cumprir o estabelecido pela Lei no 9.985/2000, que estabelece a necessidade de criação de conselhos para a gestão das unidades e promover o diálogo permanente com a sociedade, a DGPEA apoia a criação e funcionamento dos conselhos utilizando metodologias participativas, capacitação dos conselheiros e dos gestores das unidades de conservação.

Acesse aqui os vídeos

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9492-conselhos...