As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Fundacao Florestal - http://fflorestal.sp.gov.br/
01/06/2015
Dia Mundial do Meio Ambiente - Fundacao Florestal celebra a data conscientizando a populacao sobre a necessidade de preservar os recursos naturais

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, tem como objetivo, chamar a atenção da sociedade para a importância da preservação dos recursos naturais.

A Fundação Florestal preparou uma ampla programação para celebrar a data ambiental mais importante do ano: o Dia do Meio Ambiente. Durante o mês de junho, diversas Unidades de Conservação abrirão suas portas para receber o público e falar sobre o tema. Inaugurações de sedes e centro de visitantes, aventuras incríveis em trilhas diversas e atividades lúdicas e estão entre as ações previstas.

As atividades são abertas aos diferentes tipos públicos. Professores com seus grupos escolares podem desenvolver aulas diferentes, em meio à Mata Atlântica; famílias têm a oportunidade de aproveitar a ocasião para estimular o conhecimento e desfrutar de momentos de lazer junto à natureza. Basta escolher o parque mais próximo, agendar sua visita e prestigiar esta comemoração tão importante.

De acordo com a diretora executiva da Fundação Florestal, Lídia Passos, muito mais que uma data a ser celebrada, o Dia do Meio Ambiente marca para a sociedade a necessidade de uma conscientização ambiental urgente e necessária. "É preciso que toda a sociedade esteja envolvida no objetivo maior, que é a preservação da vida. Hoje sabemos que os recursos naturais são finitos e que chegamos a um ponto em que é preciso modificar o modo de pensar, de agir e de viver. A programação das nossas Unidades de Conservação traz para o público essa reflexão. Em meio à natureza fica mais fácil entender a relação entre o homem, a biodiversidade e os recursos naturais. Somos parte de um todo que precisa ser globalmente protegido."

Além da programação especial para o mês de junho, no dia 5 de junho, Dia Mundial do meio Ambiente, não haverá cobrança de ingresso nas Unidades de Conservação administradas pela Fundação Florestal.

Fonte de vida

Não é só pela fauna e flora que o meio ambiente deve ser preservado. As florestas contribuem com a manutenção do equilíbrio da vida no planeta, logo, são necessárias para a sobrevivência dos seres humanos. No Estado de São Paulo, por exemplo, a Mata Atlântica é responsável, por exemplo, por grande parte do abastecimento de água potável das cidades. Cerca de 60% da água potável paulista provém de mananciais protegidos em Unidades de Conservação administradas pela Fundação Florestal. Sem falar na surpreendente variedade de espécies da fauna e flora que a compõem.

Preservação urgente

Entre os principais problemas enfrentados hoje pelo meio ambiente, estão a poluição; o desmatamento, o consumo exagerado e o desperdício dos recursos hídricos, entre outros. Estes fatores, somados à perda da biodiversidade apontam para a necessidade de uma grande transformação no modo de vida, sob o risco de comprometer a sobrevivência da humanidade na Terra.

A Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo faz sua parte, protegendo importantes áreas remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado no Estado de São Paulo. Ao conservar o ambiente, milhares de espécies da fauna e flora são protegidos da ameaça de extinção. Além disso, áreas degradadas são recuperadas.

A instituição - vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente - desenvolve e organiza o Programa de Uso Público em suas Unidades de Conservação (UC), abrindo as portas para que a população possa vivenciar a natureza em seu estado mais intocado. Entre os cenários mais deslumbrantes, a Fundação Florestal cativa o visitante, tornando-o aliado na preservação por meio de um incansável trabalho de Educação Ambiental e consolidando a vocação do turismo sustentável dos nossos Parques Estaduais.

Hoje, a Fundação Florestal administra 32 Parques Estaduais, 15 Estações Ecológicas, duas Florestas Estaduais, uma Reserva Estadual, duas Reservas Extrativistas, sete Reservas de Desenvolvimento Sustentável, um Refúgio de Vida Silvestre, 27 Áreas de Proteção Ambiental Terrestres, três Áreas de Proteção Ambiental Marinha, três Áreas de Relevante Interesse Ecológico e dois Monumentos Naturais.

Para mais informações, acesse www.fflorestal.sp.gov.br ou ligue para 2997-5000 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h).

http://fflorestal.sp.gov.br/2015/06/01/dia-mundial-do-meio-ambiente-fund...