As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
24/07/2013
Em 4 meses, Taim recupera 50% da vegetacao

Após o incêndio que consumiu 5,6 mil hectares da Estação Ecológica do Taim, pelo menos 50% da vegetação já foi recuperada. Segundo Henrique Ilha, chefe da unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as gramíneas já atingem 1,5 metro, sendo que a altura média é de 3 metros. Ilha explica que com a chegada da primavera, o processo de recomposição da vegetação tende a acelerar.

"Em termos de área, toda a extensão da mancha está 100% verde, o que ocorre é que a altura e densidade da vegetação ainda não chegaram ao ideal, mas a estimativa é de que 50% da mata tenha sido recuperada. Provavelmente, em setembro e outubro haja uma "explosão de crescimento" e, com a chegada do verão, a gente tenha a área recuperada".

O desastre ambiental aconteceu entre 26 de março e 3 de abril e provavelmente foi provocado por um raio. Em 2008, a reserva, que está localizada entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, foi atingida por um incêndio que consumiu 4,8 mil hectares da vegetação.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4159-em-qu...