Entidades prometem fechar novamente a BR-163 entre Sinop-Pará

Só Notícias - http://www.sonoticias.com.br/ - 31/03/2017
Representantes de pelo menos dez entidades devem voltar a interditar a passagem de veículos por tempo indeterminado na rodovia federal, nesta segunda-feira (3), nas proximidades de um trevo, na cidade paraense de Novo Progresso (596 quilômetros de Sinop). A informação foi confirmada por um dos líderes do movimento, há pouco, ao Só Notícias. Não foi informado se haverá liberação de algum tipo de veículo.

No mês passado, os representante das entidades permaneceram com o bloqueio na BR-163 por três dias. Naquele momento, eles entenderam que houve respaldo positivo das autoridades políticas como a do ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), e do deputado federal Nilson Leitão (PSDB), que se comprometeram em ajudar na revogação da Medida Provisória 756/2016. Porém, segundo um dos líderes não houve avanço na pauta de reivindicações.

Os representantes dos sindicatos dos produtores rurais, garimpeiros, madeireiros, associação comercial, Ordem dos Advogados do Brasil, membros de igrejas, clubes de serviços, conselho de pastores e lojas maçônica do município cobram revisão ou até mesmo a revogação da medida provisória que alterou os limites de quatro Unidades de Conservação (UCs) e criou uma nova no sudoeste do Pará para viabilizar o traçado e construção da ferrovia "Ferrogrão". Eles são contra a Medida Provisória 756/2016, que criou uma Área de Proteção Ambiental (APA), no Parque Jamanxim, em Novo Progresso, e pretende alterar os limites do Parque Nacional do Rio Novo e da Floresta Nacional (Flona).

Maggi recebeu os apelos das lideranças do movimento e garantiu intermediar na revogação da medida provisória que alterou os limites das unidades de conservação. "Estamos empenhados, trabalhando e movimentando o governo para ver se conseguimos fazer as modificações sobre o assunto [da Medida Provisória 756/2016]. Porém, toda esta negociação terá que passar pela Câmara e Senado. São estes órgãos que vão cuidar e negociar essa medida provisória. Vamos nos empenhar dentro do governo junto com os outros ministros. Agora este assunto não se resolve de um dia para o outro. O bloqueio que está sendo feito na rodovia não ajudará em nada. Atrapalhará e complicará a vida de todos e dos agricultores da região de vocês [Pará] e também de Mato Grosso. Estamos pedindo que deixem fluir normalmente, que através da política vamos fazer uma negociação com as lideranças e ao governo", disse o ministro, anteriormente, através da sua página oficial na internet.

Segundo as entidades, a alteração prejudicará a economia local, já que o projeto visa apenas atender a construção da ferrovia, que liga Sinop ao Porto de Miritituba, no Pará. A medida foi assinada pelo presidente Michel Temer, no dia 20 de dezembro do ano passado.



http://www.sonoticias.com.br/noticia/geral/entidades-prometem-fechar-novamente-a-br-163-entre-sinop-para
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jamanxim
  • UC Rio Novo
  • UC Jamanxim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.