As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/
23/08/2016
Equipe do PEJ visita Monumento do Canyons para conhecer UC que compoe a proposta do Mosaico Jalapao

Nos dias 17 e 18 de agosto, a equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que atua no Parque Estadual do Jalapão (PEJ) visitou o Monumento Natural Municipal Canyons e Corredeiras do Rio Sono (Monacc), no município de São Félix, para conhecer a unidade de conservação (UC), que é uma das integrantes da proposta de criação do Mosaico Jalapão. O objetivo do encontro foi a integração entre as equipes das unidades.

No decorrer da visita, o Monacc e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de São Félix apresentaram a extensão da Unidade, as características da biodiversidade local e as atividades que são desenvolvidas nessa área, para a equipe do Naturatins que mantém a supervisão do PEJ.

Em seguida foram percorridos alguns pontos para reconhecimento da unidade, como a Cachoeira do Prata, que está inserida no Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, unidade de conservação, que compõe a proposta de criação do mosaico. Utilizando as técnicas de um rafting, a equipe ainda percorreu as corredeiras do Rio Sono, que integra uma UC que faz limites com o Parque Estadual do Jalapão.

Mosaico Jalapão

A criação do mosaico tem como proposta a ampliação do potencial de preservação dos ecossistemas na região, com a integração entre as áreas protegidas, instituições e as comunidades da região. Outros pontos visa o favorecimento do modo de vida, cultura das populações tradicionais, desenvolvimento econômico, social e sustentável, além da conservação da biodiversidade no que pode vir a ser o maior mosaico de áreas protegidas do bioma cerrado. O ordenamento de atividades sustentáveis e boas práticas, a proteção de espécies ameaçadas, são alguns dos seus objetivos.

Também fazem parte dessa proposta, a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, as Áreas de Proteção Ambiental da Serra da Tabatinga, do Rio Preto e do Jalapão, a Estação Ecológica do Rio Preto, o Parque Estadual do Jalapão, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Catedral do Jalapão e o Monumento Natural dos Canyons e Corredeiras do Rio Sono.

http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/8/23/equipe-do-pej-visita-monum...