Estação Ecológia da Terra do Meio sedia curso de formação de brigadistas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 18/05/2011
De 2 a 6 de maio de 2011 foi realizado o I Curso de Formação de Chefes de Brigadas e Brigadistas para Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais no Núcleo de Gestão Iintegrada (NGI) de Altamira (PA). O curso foi ministrado no auditório do Ibama pelos instrutores Manoel Henrique do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade do Distrito Federal (ICMBio/DF) e por Franklin Sales do Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal (CBM/DF).

A etapa de pré-seleção dos 84 candidatos começou nos dias 28 e 29 de abril com a verificação de documentos e com entrevista dos concorrentes. As inscrições aconteceram no Escritório Regional do Ibama em Altamira e na Base Operativa de Proteção e Pesquisa do Parque Nacional da Serra do Pardo nas localidades Morro Grande e Pedra Preta na Reserva Extrativista do Rio Xingu.

Após a seleção foram classificados 25 candidatos para realização do Teste de Aptidão Física (TAF) e Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA) no dia 30 de abril. O Exército de Altamira apoiou a equipe com o transporte dos candidatos em dois caminhões para os testes e em um caminhão para realização das aulas práticas. O 9 Grupamento Militar do Estado do Pará disponibilizou seis bombeiros militares socorristas para o suporte durante as aulas. A Secretaria Municipal de Saúde de Altamira enviou um técnico em enfermagem e um motorista com ambulância para os casos de emergências.

A programação do curso, proposta pela Coordenação Geral de Proteção Ambiental do Instituto Chico Mendes (CGPro/ICMBio), foi adaptada à realidade local pelos instrutores com a colaboração de analistas do NGI/ICMBio em Altamira. O processo de avaliação e classificação dos alunos seguiu as orientações apresentadas no Manual de Procedimentos para Seleção e Capacitação de Brigadas Temporárias do ICMBio (2010). Todos os alunos obtiveram nota final superior a 6 pontos (do total de 10), sendo portanto aprovados e receberam certificado emitido pelo ICMBio. Apenas sete participantes foram convocados para compor o Esquadrão Xingu.

Além disso a Estação Ecológica da Terra do Meio, a maior Unidade de Conservação (UC) em extensão territorial do bloco de UCs da Terra do Meio, foi contemplada com dois esquadrões de brigadas. Em reunião extraordinária do NGI foi deliberado que um esquadrão (Esquadrão Xingu) atuará na Reserva Extrativista (Resex) do Rio Xingu e no Parque Nacional Serra do Pardo, onde ficará sediado na Base do ICMBio.

O outro esquadrão (Esquadrão Iriri) atuará na Estação Ecológica da Terra do Meio, na Resex do Rio Iriri e na Resex do Riozinho do Anfrísio. Este último será formado por brigadistas comunitários e tanto a pré-seleção quanto o curso será realizado na Resex do Riozinho do Anfrísio, no período de 6 a 13 de junho de 2011.



http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/885-estacao-ecologia-da-terra-do-meio-sedia-curso-de-formacao-de-brigadistas
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Riozinho do Anfrísio
  • UC Terra do Meio
  • UC Serra do Pardo
  • UC Rio Iriri
  • UC Rio Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.