Expedição leva cidadania a moradores de resex na Terra do Meio

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 15/05/2009
Mais de 80 registros de nascimentos, 14 cadastros de pessoas físicas e 145 encaminhamentos para emissão da carteira de pesca. Esse foi o saldo de expedição realizada em abril pelos analistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nas reservas extrativistas (Resex) do Riozinho do Anfrísio, do Rio Iriri e do Xingu.

Em dez dias foram realizadas cinco reuniões comunitárias - duas na Resex do Rio Xingu, duas na Resex do Rio Iriri e uma na Resex do Riozinho do Anfrísio, além de visitas em algumas casas da Resex do Rio Xingu e Rio Iriri.

As atividades ocorreram no período de 13 a 29 de abril. Paralelamente a essas atividades, nas localidades definidas, foram instalados 4 rádios comunitárias novas, manutenção de três rádios já instalados e orientações para uso e conservação dos equipamentos.

As ações realizadas durante a expedição foram motivadas por demandas das comunidades das Resex do Riozinho do Anfrísio, Rio Iriri e Rio Xingu, com objetivo de realizar ações de documentação, principalmente registros de nascimento, dando continuidade ao projeto Balcão da Cidadania, que oferece atendimento médico, odontológico, escovação supervisionada, distribuição de kits de higiene bucal e vacinação.

Durante as atividades foram realizados 58 atendimentos odontológicos, principalmente a exodontia. Mais de 200 pessoas tiveram prática de escovação supervisionada e receberam kit odontológico, 459 passaram por consultas de enfermagem, participaram de palestras e receberam medicamentos. Entre crianças, adultos e idosos, 286 pessoas foram vacinadas e 718 vacinas aplicadas.

A expedição foi realizada em conjunto com as diversas instituições que atuam na região da Terra do meio, como o Instituto Socioambiental (ISA), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Associações das Reservas Extrativistas.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Riozinho do Anfrísio
  • UC Rio Iriri
  • UC Rio Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.